O cortisol

Como baixar o cortisol alto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 novembro 2019
Como baixar o cortisol alto

Você costuma se sentir estressado? O estresse é uma das principais causas da criação em excesso de cortisol, um hormônio secretado pelas glândulas suprarrenais localizadas sobre cada rim. Este nível excessivo de cortisol gera reações negativas em nosso corpo que se traduzem em sintomas como a depressão, ansiedade, pressão arterial alta, envelhecimento, etc. No entanto, está em nossas mãos mudar hábitos de vida pouco saudáveis e situações de estresse, para nos sentirmos mais saudáveis e felizes. Para que seja mais fácil, em umComo.com.br vamos dar alguns conselhos para saber como baixar o cortisol alto.

Também lhe pode interessar: Como diminuir o cortisol

Passos a seguir:

1

Uma das consequências que pode ocorrer nas pessoas com níveis altos de cortisol é um aumento de peso. Isto se deve ao acúmulo de gorduras que tem lugar por um tipo de açúcar que se encontra no fígado e é liberado no sangue, transformando-se em gordura. Este problema é mais agudo nas pessoas com um estresse elevado, por isso uma alimentação adequada será muito importante. Os alimentos ricos em fenilalanina, um aminoácido que estimula a dopamina, ajudam a reduzir a ansiedade de comer alimentos com altos níveis de gorduras e açúcares. Alguns dos alimentos que contêm esta substância são: ovos, arroz integral, brócolis, frango, alcachofra e abóbora, entre outros. Além disso, a dieta mediterrânea é uma boa opção para ter uma dieta equilibrada e perder peso.

Como baixar o cortisol alto - Passo 1
2

Ainda que apresentem níveis altos de cortisol, há pessoas que não sofrem necessariamente um aumento de peso. No entanto, há alimentos que propiciam o aumento deste hormônio, por isso o seu consumo deverá ser controlado para poder baixar o cortisol alto. Alguns dos alimentos a serem evitados são: pão branco, arroz branco, doces e confeitaria em geral, etc. Também devem ser evitadas bebidas com cafeína, como o café, refrigerantes, etc.

3

O óleo de peixe é encontrado em alimentos como sardinhas, salmão e robalo e ajuda a reduzir os níveis de cortisol, bem como o estresse. Se você está procurando baixar o cortisol evitando tomar suplementos, esta opção é muito acertada. Lembre-se de que deve ter uma dieta equilibrada, por isso também não se trata de consumir óleo de peixe todos os dias.

Como baixar o cortisol alto - Passo 3
4

Outro fator a ser considerado para baixar o cortisol é manter-se hidratado. Quando estamos estressados, o nosso corpo se desidrata. Beber água durante todo o dia ajudará a controlar o seu estresse com os níveis adequados de água, além de ser fundamental para gozar de boa saúde. Uma forma de detectar se não estamos bebendo água suficiente, é observando se nossa urina tem um tom escuro.

Como baixar o cortisol alto - Passo 4
5

Caso não seja nenhum problema para você consumir suplemento anti-estresse, você pode utilizá-lo para reduzir a geração de cortisol. Alguns deles são: vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, zinco e cromo. Estes suplementos podem ajudar a queimar gordura, ganhar energia e reduzir os níveis de cortisol.

6

Os conselhos citados nos pontos anteriores estavam relacionados com a alimentação. Trata-se de uma parte muito importante para poder baixar o cortisol alto, mas devemos complementar isto com outros hábitos saudáveis. Podemos incorporar uma série de elementos em nossa rotina que ajudarão a reduzir o estresse e a produção do hormônio.

Dormir mais e melhor é fundamental para permitir que o seu corpo se recupere e reduzir os níveis de cortisol, especialmente se você costuma deitar tarde, acordar cedo ou ter um sono interrompido.

Como baixar o cortisol alto - Passo 6
7

Como explicamos anteriormente, o estresse é uma das principais causas do cortisol alto. Precisamente por isto deveremos realizar alguma atividade que nos permita relaxar e esquecer do estresse. Uma das melhores opções para conseguir isto é praticando exercícios de relaxamento. Não precisa ser um especialista, você pode simplesmente relaxar em seu quarto, sem ruídos nem distrações. Feche os olhos e respire profundamente; uma música suave de fundo pode ajudar a criar a cena adequada. Trate de não pensar em seus problemas durante 30 minutos ou o tempo que precisar. Você verá como depois se sentirá muito melhor. É importante encontrar o momento e o lugar adequados para realizá-lo, já que se existirem distrações enquanto tenta, será muito difícil.

Como baixar o cortisol alto - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar o cortisol alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como baixar o cortisol alto