Prevenir um ataque do coração

Como calcular o risco de Framingham

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular o risco de Framingham

A doença cardíaca é a principal causa de morte na Europa. É importante que as pessoas analisem os seus fatores de risco para ajudar a reduzir a sua probabilidade de ter uma doença de coração ou um derrame cerebral. Um método para ajudar a analisar este risco é a avaliação de risco de Framingham. A avaliação do risco de Framingham analisa diversos fatores constantes, como a idade e o gênero, junto com variáveis como o tabaquismo, pressão arterial alta e o nível de colesterol total, para calcular o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

Vai precisar de:

  • Leitura da pressão arterial atual.
  • Valores dos níveis do colesterol.
  • Registo exato da sua altura e peso.
Também lhe pode interessar: Como prevenir o infarto agudo de miocárdio

Passos a seguir:

1

Procure na sua base de dados uma das várias calculadoras de risco disponíveis na internet. Os dados básicos são informações como a altura, idade e sexo. Estes são os seus fatores constantes. Não se podem mudar para alterar o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

2

Digite os seus dados médicos na calculadora. Os dados necessários para o cálculo de Framingham são os seus valores atuais da pressão arterial, junto com o colesterol total e a leitura do colesterol HDL. Também terá de introduzir o seu peso. Estas são as variáveis básicas que acompanham qualquer análise de risco de Framingham. Estes fatores são variáveis, podem ser alterados através de mudanças de estilo de vida. Outros fatores variáveis incluídos em algumas avaliações incluem o diâmetro da cintura, o histórico de diabetes, antecedentes de doença cardíaca, e respostas a perguntas adicionais sobre os fatores médicos pessoais.

3

Calcule o risco após ter introduzido todos os dados solicitados. O resultado é expresso em percentagem, devido aos dados introduzidos. A percentagem é o risco de sofrer de um ataque de coração nos próximos 10 anos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o risco de Framingham, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • O escore de risco de Framingham não é uma medida permanente. O risco pode ser maior ou menor com base nos fatores do estilo de vida. Se tem um escore de alto risco, existem formas de o baixar. Siga os princípios básicos da saúde, que incluem comer bem e fazer exercício, para reduzir o seu risco. Isto irá reduzir a pressão arterial e o colesterol para lhe dar um melhor resultado.
  • A equação de Framingham também se pode calcular de forma manual (veja a seção de Recursos).
  • Não substitua com uma calculadora de risco a visita a um médico. Se está num alto risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, consulte um médico para obter o melhor método para reduzir o risco.
  • Esta avaliação é apenas uma ferramenta para ajudar a determinar a sua saúde. Outros factores, tais como o risco genético estão a ser examinados pelo Framingham Heart Study para medir o seu efeito sobre o risco de doenças cardíacas. Isto significa que nem todos os fatores que contribuem para a doença cardíaca estão representados na atual avaliação dos riscos de Framingham.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular o risco de Framingham