Como calcular o seu ciclo menstrual

Como calcular o seu ciclo menstrual
Imagem: mamaes.net

O método de calcular o ciclo menstrual é utilizado para saber qual o momento em que a mulher está mais fértil para conceber um bebê. O ciclo menstrual é o período de tempo que começa no primeiro dia da menstruação e acaba no dia antes do inicio da próxima menstruação. Deve perceber como funciona o seu ciclo menstrual e utilizar essa informação para conseguir o que tanto deseja, um bebê. Ao saber qual o seu período fértil, também poderá utilizar este método no caso de não querer engravidar. Se não sabe como calcular o seu ciclo menstrual, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
  • Calendário
Passos a seguir:
1

Deverá anotar num calendário todos os primeiros dias em que se menstruou e todos os últimos dias da menstruação. Deverá fazer este processo pelo menos durante 6 meses.

2

Calcule o tempo que dura o seu ciclo menstrual, contando desde o primeiro dia da menstruação até ao primeiro dia da sua menstruação seguinte. Um ciclo menstrual normal durará entre 28 e 32 dias. Durante o período de seis meses, a duração de cada ciclo poderá variar alguns dias, não se preocupe é completamente normal.

3

De seguida, pegue no seu ciclo mais curto e subtraia 18. Obterá assim o dia de inicio do seu período fértil. A título de exemplo imagine que o seu ciclo mais curto é de 27 dias. Fazendo 27 - 18 = 9.

4

Depois, pegue no seu ciclo mais longo e subtraia 11. O resultado será a data de fim do seu período fértil. Imaginando que o seu ciclo mais longo é de 34 dias. Fazemos 34 - 11 = 23. Neste caso, o seu período fértil seria a partir do 9º dia até ao 23º dia de cada ciclo menstrual. Estes resultados podem não corresponder necessariamente aos dias do calendário.

Leia também: Como 'forçar' a menstruação descer - É possível?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o seu ciclo menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se não quiser engravidar, não deverá ter relações sexuais durante o período fértil do seu ciclo menstrual.