Partilhar

Como chegar à meia-idade sem crise

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 dezembro 2019
Como chegar à meia-idade sem crise

Homens e mulheres chegando à faixa entre os 40-60 anos costumam sofrer da tão famosa crise da meia-idade. É nesta fase da vida que começam a perceber a passagem do tempo tanto no corpo como na mente e, que muitas das ambições que tinham quando eram jovens não foram realizadas e que com a idade atual também já não será fácil alcançá-las. Na segunda metade da vida adulta, as pessoas costumam fazer uma revisão de tudo aquilo que conseguiram até então e, se interrogam sobre o sentido da existência. A crise da meia-idade pode ser um momento de grandes conflitos, que faz com que as pessoas se sintam mais tristes e angustiadas. Quer saber como chegar à meia-idade sem crise? Em umComo explicamos.

Também lhe pode interessar: Como saber se vou crescer mais
Passos a seguir:
1

Normalmente quando as pessoas chegam a esta idade já conseguiram algumas conquistas pessoais, como casar, ter filhos, comprar uma casa e ter um trabalho. Portanto, chegando a esta fase algumas das ambições já se encontram satisfeitas e começam a surgir questões do gênero "O que fiz da minha vida?" e isso pode fazer com que as pessoas se sintam mais tristes e melancólicas.

2

Mas não tem que ser assim, pois a segunda metade de sua vida pode ser ainda melhor que a primeira. Nesta idade, a maioria das pessoas fica mais tolerante, tem mais paciência e tem uma maior capacidade para fazer escolhas na vida. Para além disso, é normalmente nesta fase que há uma maior estabilidade financeira e, por isso há uma maior possibilidade de fazer coisas que gostaria, como viajar.

3

No caso da mulher, esta pode não ser uma fase tão trágica quanto imagina. Hoje em dia, a mulher tem uma melhor preparação para chegar a este momento de mudanças, principalmente a nível corporal. Existe um cuidado que, cada vez começa mais cedo, a nível de prevenção de rugas e cuidados com o corpo. Para além disso, chegando a esta idade é normal que a mulher já tenha tido filhos e muito provavelmente já saíram ou estão para sair de casa. E isso não tem que ser um aspeto negativo, muito pelo contrário, significa que você fez um bom papel como mãe e que seus filhos estão prontos para enfrentar o mundo lá fora, sempre claro com o seu apoio e conselhos.

Como chegar à meia-idade sem crise - Passo 3
4

Por isso, se você quer chegar à meia-idade sem crise pense mais em você e no que o faz feliz. Não fique obcecado com o que os outros possam pensar de si ou das suas atitudes ou que esperam de si, corra atrás dos objetivos que considera importantes.

5

Não fique pensando constantemente no que perdeu ao longo da vida, pense que por vezes algumas perdas são necessárias para conseguirmos aquilo que desejamos. Pense mais em tudo aquilo que conseguiu alcançar ultimamente e em tudo de bom que tem na vida, isso é o que realmente importa.

6

Esteja com as pessoas de quem mais gosta, não vale a pena perder tempo com pessoas que o fazem sentir mal ou que não gosta. Procure manter as amizades antigas e cultive novas, é sempre tempo de conhecer pessoas novas.

7

Lá porque atingiu a segunda metade da vida adulta, não significa que não possa ter mais metas e objetivos. Proponha-se a novos objetivos e desafios e, procure nos amigos e familiares o apoio que precisa.

8

E não se esqueça de cuidar do corpo e da mente. Praticar exercício físico não é só benéfico para a saúde como também ajuda a manter tudo no devido lugar! Pratique alguma atividade ao ar livre, como caminhar. Mas também é importante cuidar da mente, através da leitura e de jogos e exercícios de memória.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como chegar à meia-idade sem crise, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como chegar à meia-idade sem crise

Como chegar à meia-idade sem crise
1 de 4
Como chegar à meia-idade sem crise

Voltar ao topo da página