Como clarear os dentes com casca de banana

Como clarear os dentes com casca de banana

A casca de banana clareia os dentes? Diversos fatores como uma alimentação incorreta, o tabaquismo ou a falta de higiene oral fazem com que a dentadura tome um tom amarelo escuro que, além de ser pouco estético, também pode originar outros problemas de saúde dental. As clínicas de medicina dentária oferecem vários tratamentos que fazem com que os seus sentes voltem a ser brancos. No entanto, estes branqueamentos costumam ser muito caros e não solucionam definitivamente o problema, exigindo manutenção para que o esmalte não volte a escurecer do mesmo jeito.

Atualmente, muitas pessoas optam pelos remédios naturais para devolver a brancura aos seus dentes. Estes métodos são perfeitos tanto para substituir clareamentos profissionais, caso você não queira ou não possa fazer este tipo de tratamento, ou para fazer a sua manutenção. Um destes remédios é a casca de banana, já que contém diferentes propriedades benéficas para a nossa saúde dentária. É por isso que, neste artigo do umCOMO, explicamos como clarear os dentes com casca de banana.

Benefícios da casca de banana para os dentes

A casca de banana é um remédio eficaz para clarear os dentes pelos seguintes motivos:

  • A casca da fruta possui um alto conteúdo em ácido salicílico, uma substância que conta com propriedades de que limpeza que permitem que o excesso dede placa dental e o tártaro sejam eliminados naturalmente.
  • Também contém ácido cítrico, um elemento muito eficaz para eliminar as manchas escuras dos dentes graças às suas propriedades clareadoras.
  • A casca de banana também é rica em minerais como o magnésio, o potássio e o manganésio que possuem propriedades fortalecedoras que ajudam a manter os dentes em bom estado.
  • Ao contrário de outros tratamentos, quer sejam químicos ou naturais, este produto é saudável pois não contém substâncias abrasivas e, por isso, não danifica o esmalte dental. Usando este produto, você também evitará outros problemas como a sensibilidade dental e/ou a inflamação das gengivas.

Receita para clarear os dentes com casca de banana - passo a passo

A casca de banana é um dos remédios naturais mais econômicos e simples de preparar. Em seguida, explicamos como clarear os dentes com casca de banana passo a passo:

  1. Para usar este remédio, o primeiro passo é descascar uma banana. Para melhores resultados, prefira usar uma banana madura (mas não marrom ou preta), já que os minerais estão mais concentrados.
  2. Na hora de descascar, remova apenas uma tira de toda a casca sem tocar o resto do produto. Assim, poderá usar as outras tiras da casca nos restantes dias da semana.
  3. Para retirar uma tira de banana e conseguir que as outras se mantenham coladas na banana, comece descascando desde a base da fruta para cima. Assim, já terá a tira para os seus dentes. Use uma faca para facilitar este processo.
  4. Retire a tira da fruta e esfregue o interior nos seus dentes.
  5. Esfregue bem tanto nos dentes de cima como nos de baixo até ficarem cobertos com uma espécie de pasta.Faça o mesmo com a face interna dos dentes.
  6. Depois de cobrir toda a dentadura com a casca da fruta, deixe a pasta repousar no esmalte por cerca de 10 minutos.
  7. Durante esse tempo, tente manter a boca aberta e os lados separados dos dentes para não remover a pasta que está cobrindo a dentadura.
  8. Quando esse tempo tiver passado, pegue a sua escova seca e lave os dentes fazendo círculos suaves durante 2 ou 3 minutos. Assim, a pasta penetrará melhor.
  9. Para terminar, molhe a escova dos dentes e retire a pasta da casca de banana. Enxágue bem com água até remover toda a pasta.

Para notar bons resultados com este tratamento, repita o clareamento uma vez por dia durante um mês. Depois de uma semana, já é possível notar um clareamento dental leve. Passado um mês, recomendamos que você faça um mês de descanso sem fazer o tratamento.

Outras receitas para clarear os dentes

Embora a casca de banana seja um bom remédio natural para ter dentes brancos, existem outros tratamentos naturais que também são muito eficazes para voltar a ter dentes brancos:

  • Bicarbonato de sódio: é uma substância com propriedades clareadoras naturais e antibacterianas, o que também é muito útil para outros problemas de saúde dental como o excesso de tártaro, as cáries e a sensibilidade dental.
  • Limão: é um potente branqueador natural com propriedades antissépticas e desinfectantes, perfeitas para dentaduras pouco cuidadas e com manchas escuras.
  • Sálvia: além de contar com propriedades clareadoras, esta planta também é muito útil para enxágues bucais e para combater a halitose com a sua ação de limpeza.
  • Vinagre de maçã: é um antisséptico que também conta com substâncias clareadoras.

No entanto, todos estes remédios devem ser bem usados e apenas por um determinado período de tempo, ou seja, você não deve usar nenhum deles em excesso para evitar que danifiquem o esmalte dental.

Confira ainda esse artigo para saber como clarear os dentes com óleo de coco - eficaz e seguro!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear os dentes com casca de banana, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.