Partilhar
Partilhar em:

Como clarear os dentes com limão

Como clarear os dentes com limão

Gostava de ter uns dentes mais brancos e brilhantes? Atualmente existem vários produtos caseiros que se tornaram populares por ajudar a combater o tom amarelo dos dentes manchados e conseguir clareá-los de forma natural, sendo o caso do limão. Apesar de não ser uma opção muito recomendada por dentistas, o ácido cítrico deste alimento pode ajudar a conseguir uns dentes mais brancos, um hálito mais fresco e umas gengivas mais saudáveis. Se quer saber como clarear os dentes com limão passo a passo e descobrir que tratamentos podem lhe oferecer os melhores resultados para conseguir um sorriso mais bonito, preste atenção a este artigo do umCOMO em que lhe vamos explicar tudo.

Também lhe pode interessar: Como clarear os dentes

Propriedades do limão para clarear os dentes

O limão é um fruto cítrico com inúmeros benefícios para a saúde do organismo, pois é um poderoso antioxidante, antibacteriano, antisséptico, diurético e desintoxicante natural. Pode descobrir seus principais benefícios no artigo sobre quais são as propriedades curativas do limão.

Mas além de todas estas propriedades, este alimento tão popular converteu-se em um dos remédios caseiros para clarear os dentes mais utilizados, apesar dos dentistas não aconselharem o seu uso frequente com este objetivo, pois poderia chegar a causar danos no esmalte dental, como vamos explicar mais para a frente neste artigo.

O seu sucesso na tarefa de dar um tom mais branco aos dentes manchados ou amarelos deve-se ao seu conteúdo em ácido, que atua como um forte clareador natural e pode chegar a eliminar manchas escuras nos dentes, ajudando a recuperar a sua cor branca natural.

Além disso, graças às suas propriedades antissépticas e antibacterianas, o limão também é excelente para favorecer a eliminação da tártaro acumulado, prevenir a acumulação de placa bacteriana e combater o mau hálito, dando à boca uma sensação de limpeza e frescura muito agradável. As grandes doses de vitamina C que contém também são perfeitas para limpar e fortalecer as gengivas, ajudando a mantê-las sempre saudáveis.

Enxaguante bucal de limão

Existem vários remédios caseiros para clarear os dentes com limão que pode levar a cabo, mas um dos mais simples que lhe pode oferecer bons resultados é o de realizar enxágues bucais com um pouco de suco de limão diluído em água. Para clarear os dentes manchados ou amarelos de forma eficaz, deverá utilizar suco de limão recém espremido.

Tratamento

Em uma panela ferva um pouco de água com o suco de um limão. Após cerca de 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. Depois escove seus dentes normalmente e utilize a mistura de água e suco de limão para fazer enxágues bucais.

Algumas pessoas já comprovaram os resultados de esfregar os dentes com a parte interna branca da casca de um limão para conseguir dentes mais brancos naturalmente, por isso se quiser pode experimentar esta opção.

Limão e bicarbonato para clarear os dentes

Para conseguir uns dentes mais brancos naturalmente, destaca-se a combinação de limão e bicarbonato de sódio. De fato, este último é o produto natural mais recomendado para clarear os dentes, pois pode se encontrar na fórmula de muitas pastas de dentes comerciais branqueadoras graças ao efeito abrasivo que exercem as partículas cristalinas dos seus sais. Além de eliminar resíduos e manchas, ajuda a equilibrar o pH da cavidade bucal e a mantê-la saudável e afastada de micro-organismos que possam causar infecções.

Tratamento

Para clarear os dentes com limão e bicarbonato, só tem que misturar 1 colher de sopa de bicarbonato com o suco de 1/2 limão recém exprimido. Utilize a pasta obtida para escovar seus dentes de maneira precisa e com uma duração aproximada de 2 minutos. Depois enxague a boca com água morna em abundância para eliminar todos os resíduos. Não repita este tratamento mais de 2 vezes por semana.

O bicarbonato também se pode combinar com outros produtos para conseguir uns dentes mais brancos, descubra quais são as melhores opções consultando o artigo Como clarear os dentes com bicarbonato.

Pasta de limão e sal para eliminar manchas escuras dos dentes

Se os seus dentes são muito amarelos ou têm manchas escuras que quer remover, a mistura de limão e sal pode ser de ajuda. Desta forma, conseguirá unir a natureza abrasiva do sal com as propriedades clareadoras do ácido do limão e conseguirá uma preparação perfeita para acabar com esta tonalidade opaca.

Tratamento

Em um recipiente, misture 1 colher de chá e sal com 1 colher de sopa de suco de limão recém exprimido. Escove os dentes com esta pasta de forma suave durante uns 30 segundos, é fundamental não ultrapassar este tempo.

Além disso, é muito importante não levar a cabo este tratamento até terem passado cerca de 20 dias, no mínimo, pois podia ser muito agressivo para o esmalte dental e os dentes.

Precauções a ter em conta

Tal como asseguram os dentistas, clarear os dentes com limão ou com outro tipo de remédios caseiros, não é a opção mais adequada para conseguir dentes mais brancos e sem manchas. O mais recomendável é ir a uma consulta no dentista primeiro para saber em que estado se encontra sua saúde buco dental e comprovar se é conveniente o paciente se submeter a um tratamento de clareamento dental, que deverá ser sempre realizado de preferência por um especialista.

Os dentistas informam que o limão é um alimento cítrico que pode causar um debilitamento do esmalte dental e uma destruição do mesmo a longo prazo, pelo que o uso destes tratamentos caseiros não é muito recomendável e no caso de os levar a cabo, devem ser realizados de forma muito limitada.

Outros remédios caseiros para clarear os dentes

Além de usar o limão para clarear os dentes, também existem outros produtos naturais que devido às suas propriedades podem ajudá-lo a recuperar o branco dos seus dentes. Entre eles, destacam-se o vinagre de maçã, o óleo de coco, a sálvia e a casca de banana. Se quer saber de que forma deve utilizar cada um deles, então não perca os conselhos do artigo Como clarear os dentes de forma natural.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como clarear os dentes com limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como clarear os dentes com limão

O que lhe pareceu o artigo?

Como clarear os dentes com limão
1 de 4
Como clarear os dentes com limão