Como clarear os dentes com óleo de coco

Como clarear os dentes com óleo de coco

Gostaria de ter dentes mais brancos ou de fazê-los voltar ao seu tom normal? Se sim e se, além disto, quer fazê-lo usando apenas produtos naturais, evitando os branqueadores comerciais com químicos que podem acabar por prejudicar os seus dentes, recomendamos o uso do óleo de coco.

Este produto natural é muito popular entre quem quer melhorar a sua saúde naturalmente, assim como entre aqueles que querem usar ingredientes vegetais e saudáveis para fins estéticos. Nesse caso, recomendo que você garanta que o óleo de coco que você usa é orgânico e pouco processado. Assim, se você quer que os seus dentes voltem ao seu estado natural e fiquem mais limpos, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como clarear os dentes com óleo de coco, quais as suas propriedades e quais as receitas que você pode usar para o seu benefício!

Propriedades do óleo de coco para os dentes

Na composição do óleo de coco, encontramos maioritariamente gorduras saturadas como ácido láurico e mirístico, gorduras monoinsaturadas como o ácido oleico e gorduras polinsaturadas como o ácido linoleico. Contudo, é possível destacar as vitaminas E e K que este óleo vegetal contém.

Assim, graças à sua composição, este produto natural para o cuidado da nossa boca oferece, principalmente, propriedades antibacterianas. Este poder fantástico do produto é benéfico para clarear o tom dos dentes, uma vez que a acumulação de bactérias faz com que os nossos dentes escureçam pouco a pouco e ganhem manchas até aparecerem as cáries indesejadas. Além disso, foi comprovado que este produto, proveniente de uma fruta tropical, é muito eficaz no combate à bactéria Streptococcus mutans, uma das bactérias que provoca mais problemas na nossa boca e, sobretudo, cáries.

Além disso, o óleo de coco possui um grande poder cicatrizante, ajudando a fortalecer as gengivas e a regenerar machucados na boca de um jeito simples e natural.

Bochecho com óleo de coco

Para aproveitar ao máximo o poder antibacteriano deste óleo orgânico, a melhor técnica é usá-lo em bochecho, como um enxágue bucal. O uso de óleos vegetais como bochechos é conhecido como oil pulling em inglês, uma vez que se trata de "empurrar" este produto por toda a boca para que chegue a todos os cantinhos.

Um dos óleos mais usados para tratar a boca é, precisamente, o de coco, uma vez que já demonstrou que ajuda a prevenir cáries de um jeito muito eficaz, além de recuperar o tom natural dos dentes. Assim, se você está buscando um bochecho natural, preste atenção às linhas seguintes onde explico como fazer este tratamento:

  1. Comece por escovar os dentes e a língua para eliminar restos de comida.
  2. Em seguida, aqueça um pouco de óleo de coco orgânico no microondas para que tome uma textura mais suave ou mesmo líquida.
  3. Quando estiver morno, antes de voltar a ficar sólido, pegue um pouco uma colher grande. O ideal é usar mai colher de sopa.
  4. Coloque a quantidade indicada do produto na boca e comece a movê-lo por toda a cavidade oral, fazendo o mesmo que faria com um bochecho comercial.
  5. Você deve passar o óleo de coco de um lado para o outro na sua boca de 5 a 15 minutos, garantindo que chega a todos os cantinhos. Você deve começar por 5 minutos seguidos e, com o passar dos dias e com mais prática, aumentar o tempo até 15 minutos.
  6. Quando terminar, cuspa o óleo e espere alguns minutos antes de enxaguar a bica com água para remover os restos de óleo se achar necessário.
  7. Este produto pode ser ingerido e, na verdade, é usado na cozinha em muitas partes do mundo. Por esse motivo, não se preocupe se engolir um pouco de óleo de coco durante o processo de higiene bucal.

Outra forma habitual de clarear e fortalecer os dentes e gengivas, eliminando bactérias, é o uso de sabão com óleo de coco caseiro, passando um pouco na escova dos dentes em cada vez que se escova, como se fosse o dentífrico. Em seguida, você deve enxaguar bem os dentes com água abundante.

Óleo de coco e bicarbonato para eliminar manchas nos dentes

Se você quer potenciar o efeito deste produto derivado do coco para clarear os dentes, uma vez que na verdade ele apenas devolve o tom natural aos dentes ao invés de clarear de um jeito potente como alguns produtos químicos, pode optar pelo uso do bicarbonato de sódio. Este produto é conhecido pelas suas diversas propriedades e benefícios e, por isso, é muito usado tanto para melhorar aspetos de saúde como de beleza.

O bicarbonato ajuda a eliminar o mau hálito, elimina bactérias e clareia os dentes. Por esses motivos, misturar estes dois ingredientes vai fazer com que a sua higiene oral seja muito mais completa. Siga estes passos simples para usar este dentífrico natural:

Ingredientes

  • 30 gramas o 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 45 gramas o 3 colheres de bicarbonato de sódio

Preparação y tratamento

  1. Em um recipiente, misture os dois ingredientes nas proporções indicadas e misture bem com a ajuda de um garfo ou uma colher, até obter uma textura pastosa e uniforme,
  2. Você pode colocar esta pasta em um pote de vidro esterilizado e guardá-lo na geladeira, tirando do fio alguns minutos antes de usar.
  3. Você deve usar este produto do mesmo jeito que um dentífrico comercial. Deve colocar um pouco na escova dos dentes e garantir que escova bem todos os cantos da cavidade oral, incluindo a língua.
  4. Desse modo, acabará com as bactérias indesejadas e os seus dentes ficarão mais brancos e saudáveis pouco a pouco.
  5. Notará uma boa sensação de limpeza e um aroma agradável na boca.
  6. Pode usar esta pasta 2 vezes por dia até notar que conseguiu o tom branco que desejava.

Óleo de coco, cúrcuma e argila branca para clarear os dentes

Outra receita perfeita para tratar a boca e clarear os dentes é a que inclui cúrcuma e argila branca, junto com este óleo orgânico. Graças a um componente chamado curcumina, esta especiaria contém propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Do mesmo jeito, a argila branca possui propriedades antissépticas, regeneradoras adstringentes e anti-inflamatórias.

Todos estes efeitos, somados aos do óleo orgânico de coco, faz com que seja possível acabar com as bactérias, desinflamar e fortalecer as gengivas e eliminar as manchas dos dentes clareando-os, conseguindo uma boca saudável naturalmente. Siga estas instruções simples para preparar um dentífrico com estes ingredientes:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de cúrcuma
  • 1 colher de sopa de argila branca
  • 5 gotas de óleo de menta para melhorar o sabor (opcional)

Preparação e tratamento

  1. Misture bem os três ingredientes em um recipiente, usando as quantidades indicadas, até conseguir uma textura de gel ou pasta (adicionando mais ou menos óleo).
  2. Recomendo que você prepare uma quantidade para usar em poucos dias, uma vez que a mistura não deve ser armazenada por mais de 15 dias na geladeira.
  3. Quando lavar a sua boca, simplesmente use esta mistura na vez do dentífrico comercial habitual. Escove os dentes com cuidado, sem esquecer nenhum cantinho e, quando terminar, enxágue com água abundante.
  4. Você pode usar esta pasta natural entre 1 a 2 vezes por dia e, desde o primeiro uso, notará uma ligeira melhoria: pouco a pouco, o seu sorriso ficará mais branco e saudável.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como clarear os dentes com casca de banana.

Outros remédios caseiros para clarear os dentes

Existem muitos remédios naturais para obter um sorriso mais branco sem prejudicar os seus dentes. Além do uso do óleo de coco orgânico e de todos os ingredientes mencionados nestas receitas, existem outros que podem ajudar a recuperar a brancura natural da dentadura. Recomendo o vinagre de maçã, a sálvia, a casca de banana ou o limão (este último deve ser usado com muito cuidado). Se quer conhecer mais detalhes sobre os diferentes alimentos para clarear os dentes, acesse este outro artigo do umCOMO.

Dica: Confira também como clarear os dentes com carvão ativado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear os dentes com óleo de coco, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.