Partilhar

Como combater a anemia perniciosa

Como combater a anemia perniciosa
Imagem: homeouniverse.com

A anemia perniciosa, também conhecida como anemia megaloblástica caracteriza-se por um déficit de vitamina B12, que é necessária para a produção de glóbulos vermelhos. O estômago segrega uma proteína que ajuda o intestino delgado a absorver a vitamina B12. A anemia perniciosa é produzida quando as células do estômago não produzem proteína suficiente, o que ocasionará uma absorção deficitária da vitamina B12.

Também lhe pode interessar: As melhores frutas para a anemia
Passos a seguir:
1

O tratamento da anemia perniciosa é farmacológico e seu objetivo é aumentar os níveis da vitamina B12. O tratamento da anemia perniciosa está baseado na administração de um fármaco injetável de vitamina B12 (sempre receitado por seu médico especialista) uma vez ao mês.

2

A posologia habitual divide-se em 3 partes: durante a primeira semana será administrada uma dose diária; da quarta até a oitava semana será injetada 1 dose semanal e, depois deste período inicial, será administrada uma dose de vitamina B12 injetável por mês de manutenção até a recuperação.

3

Há casos em que são utilizados suplementos de vitamina B12 por via oral, mas apenas naqueles pacientes que sejam hemofílicos (apresentem dificuldade para coagular o sangue) e outros casos em que os especialistas considerarem oportuno.

4

Você poderá aumentar seus níveis de vitamina B12 com a ingestão de alimentos que a contenham em altas quantidades, é o caso de: carne de ave, marisco, ovo e produtos lácteos. Lembramos que você pode consultar nosso artigo Como se alimentar para curar a anemia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater a anemia perniciosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

3 comentários
Maria Martins
Queria saber quais as consequências para o organismo do excesso de vitamina B12. meu último exame a taxa no sangue de 1839,23 pg/ml
Antonio Carlos Macedo
Em out/1999 fui diagnosticado portador de Anemia Perniciosa. A partir daí, segundo o hematologista que me atendeu disse-me que era para sempre e que eu a partir de agora deveria fazer a cada 2 meses uma injeção de Vit. B12 intramuscular. Pois bem, comecei a fazer o tratamento e fiquei bem, porem, a cada 4 meses fazia exame de sangue para saber se realmente precisava fazer, pois quando estava baixando até o limite mínimo eu fazia a Injeção. Isto foi até março de 2009, quando fiz a Injeção da marca RUBRANOVA 5Mil, e até agora não precisei fazer, pois estava sempre dentro dos limites. Agora, depois de 5 anos baixou, e vou precisar fazer novamente. A minha pergunta é: Pode ter o fígado armazenado a B12 durante 5 anos?. Já achava que estava curado, devido a todo este tempo.
Maria José Domingues
Olá Sr. António Macedo, hoje tive conhecimento sobre existência da Anemia Perniciosa, por isso, tenho recolhido o máximo de informação. A maior parte das publicações referem que o tratamento é para toda vida ! Preciso de consultar um especialista nessa matéria, mas gostaria de recorrer a médicos que tenham experiência prática sobre este tipo de anemia. Porquanto, o Sr. António Macedo é portador de Anemia Perniciosa, seria possível indicar nomes de médicos para o efeito pretendido ? com os melhores cumprimentos e os desejos das melhoras, a muita grata Maria José Domingues.
patricia teixeira
a minha mae tem plaquetas altas 561.000 e quando se corta nao deita sangue

Como combater a anemia perniciosa
Imagem: homeouniverse.com
Como combater a anemia perniciosa

Voltar ao topo da página