PARTILHAR

Como combater a depressão

Como combater a depressão

Durante décadas a depressão não foi levada a sério no campo da medicina, e inclusive para a sociedade era apenas uma etapa de tristeza passageira. Hoje sabe-se que é um problema de saúde que requer atenção, mas às vezes os tratamentos prescritos não são adequados para o paciente, que em paralelo pode combater a depressão seguindo algumas indicações e se animando a incorporar certas mudanças na sua rotina. Em umComo.com.br damos a você alguns conselhos para que consiga superá-la e seguir em frente.

Também lhe pode interessar: Conselhos para combater a depressão
Passos a seguir:
1

A depressão é uma condição médica que, em muitos casos, precisa de medicação. Este tipo de medicação só pode ser receitada por um psiquiatra, pelo que antes de tomar qualquer coisa é fundamental consultar antes com este especialista ou iniciar um tratamento psicológico, no caso de ser necessário a ingestão de medicamentos o terapeuta poderá dirigir o paciente ao especialista apropriado.

Evitar a automedicação é fundamental nestes casos.

Como combater a depressão - Passo 1
2

Além de seguir todas as recomendações do seu médico para combater a depressão, pode experimentar terapias alternativas que oferecem grandes resultados nos casos de depressão e ansiedade como a acupuntura ou a terapia do riso, estas opções podem ajudá-lo a minimizar os efeitos negativos desta condição e a sentir-se muito mais animado.

Lembre-se que no processo de recuperação desta condição é fundamental que o paciente dê o melhor de si para conseguir superar este transtorno.

Como combater a depressão - Passo 2
3

Manter-se ativo é fundamental para superar a depressão. O exercício físico ajuda o nosso cérebro a liberar endorfinas, hormonas que melhoram o nosso estado de humor influenciando sobre a autoestima e diminuindo a tristeza, ansiedade e irritabilidade. Se inscrever em uma academia ou sair todas as tardes para fazer esporte acompanhado de algum amigo ou familiar que nos motive, inscrever-se em atividades físicas e até em aulas relaxantes para diminuir a ansiedade como o yoga ou o pilates irá ajudar-nos a melhorar a percepção do nosso meio envolvente e de nós mesmos.

A atividade física ajuda a diminuir essa sensação de lentidão que nos envolve quando sofremos de depressão, aumentando a energia e melhorando a nossa percepção do mundo e o estado de humor.

Como combater a depressão - Passo 3
4

Pratique uma atividade que realmente goste e onde se dá bem, pode ser jogar futebol ou costurar, qualquer hobbie que fizer você sentir-se bem é adequado para combater e superar a depressão, uma vez que reforçará o pensamento positivo e fará sentir-se mais produtivo e com gosto do que faz.

Não permita que o monstro dos pensamentos negativos e a falta de ânimo consumo inclusive aquilo que gosta, dê espaço aos seus hobbies para que lado positivo invada a sua vida.

Como combater a depressão - Passo 4
5

Evite ficar enfiado em casa, quanto mais ocupada estiver a sua mente menos tendência você terá para se sentir triste ou a pensar constantemente naqueles temas que lhe geram depressão, por isso dedique-se completamente a várias atividades, compartilhe com seus entes queridos, saia, conheça novos lugares e se dê a oportunidade de conhecer pessoas novas.

É muito importante se esforçar por socializar para combater a depressão. Embora seja normal que o seu desejo seja isolar-se e ficar sozinho o maior tempo possível, este cenário apenas aumentará os seus sentimentos de tristeza e solidão, pelo que ver os seus amigos, familiares e sair para dar passeios nos quais possa socializar com pessoas é muito benéfico.

Como combater a depressão - Passo 5
6

Foque a sua atenção em produzir pensamentos positivos e parar os negativos. Talvez precise da ajuda de um terapeuta para o conseguir, mas é importante que o consiga e que entenda que todos estes conselhos e recomendações podem ser aplicados também ao seu caso, sentir o desejo de superar a depressão é fundamental para o conseguir realmente.

Além disso, é necessário estar rodeado de pessoas positivas, evite que as pessoas que lhe transmitem negatividade tenham influência sobre você. Quando estiver rodeado de amigos, família ou conhecidos foque-se nos temas positivos e tente deixar de lado aqueles que lhe geram tristeza ou depressão, pois pensar neles constantemente apenas piorá mais a situação que o faz sentir-se mal.

Como combater a depressão - Passo 6
7

Dê importância às pequenas coisas e pense, ao acordar, porque hoje é um dia maravilhoso e especial. Clima agradável, encontrar um amigo querido, uma piada que escutou a caminho do trabalho, qualquer detalhe é uma janela para nos mantermos de bom humor e afastados da tristeza e depressão. É importante e recomendável que tente todos os dias tomar um pouco de sol uma vez que esta atividade, além de o deixar longe do isolamento de estar sempre em casa, ajudará a liberar serotonina, um neurotransmissor que melhora o nosso estado de humor.

Como combater a depressão - Passo 7
8

Aproveite o poder da música: quando se sentir triste e em baixo, quando pensar que a depressão bate na sua porta coloque músicas que façam você sorrir, essas que lhe dão vontade de dançar, se deixe contagiar pela música e assim que a escutar abra a sua mente a qualquer pensamento que o deixe feliz. Transforme isto em um ritual de felicidade.

Como combater a depressão - Passo 8
9

Uma grande percentagem necessária para combater a depressão se encontra em você, em seus desejos, na energia que você dedica a sair desta etapa e avançar para um caminho mais tranquilo e feliz, por isso experimente todas as alternativas que sugerimos a você e mantenha a mente aberta a mudanças e boa energias.

Como combater a depressão - Passo 9

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater a depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se depois de experimentar estas alternativas não consegue superar a depressão, consulte um especialista.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
maria dos remedios vieira
A DEPRESSAO , faz a pessoa pensar que so existe o dia de hoje? A DEPRESSAO,faz a pessoa sentir vontade de beber bebida ? A DEPRESSAO ,faz a pessoa senteir vontade de jogar no jogo?
A sua avaliação:
Luedi valse
so para dizer que as vossas materias me tem ajudado muito.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luedi! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
elias
valeu eu precisava ler isto este artigo é muito bom vou tentar me ajudar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Obrigada pelo comentário Elias :)
Como combater a depressão
1 de 10
Como combater a depressão

Voltar ao topo da página ↑