Partilhar

Como combater a depressão com a meditação

Por Sara Viega. Atualizado: 19 junho 2017
Imagem: blogs.runners.es

Aos poucos são descobertos novos benefícios de terapias e práticas que acompanham o ser humano há centenas de anos. Universidades ocidentais de prestígio pesquisam as terapias alternativas orientais com surpreendentes resultados. Uma dessas práticas resgatada pela ciência ocidental é a meditação. Vários estudos norte-americanos confirmaram sua eficácia para ajudar a amenizar os momentos de estresse e para combater a depressão. De seguida, em umComo vamos lhe explicar como combater a depressão com a meditação.

Também lhe pode interessar: Como combater a depressão

Benefícios da meditação

Meditar permite levar a mente a um estado de calma, concentração e silêncio. A meditação parte de um relaxamento físico, algo que por si só pode ajudar a pessoa deprimida a se sentir melhor, ao reduzir os incômodos corporais. Além disso, melhora a memória e fomenta a criatividade, despertando a mente. Isto é muito benéfico para o dia a dia de quem sofre uma depressão, já que quer ser capaz de realizar novos projetos ou atividades criativas lhe fará sentir-se realizado.

Por último, ao meditar tornamo-nos conscientes do presente, de nossa pessoa e do que nos rodeia, vendo-nos de uma forma diferente, e obtendo um ponto de vista novo que nos permite dar soluções diferentes a problemas ou angústias que pensávamos serem irremediáveis.

Como combater a depressão com a meditação - Benefícios da meditação

Meditação ou meditações

Não existe um tipo único de meditação. Diferentes religiões, escolas e doutrinas deram lugar a diferentes tipos de meditação, cada uma com suas próprias peculiaridades.

Os estudos indicam que a mais benéfica para as pessoas deprimidas é a meditação budista da consciência plena, que conduz o indivíduo a se concentrar no presente. No entanto, cada pessoa deve encontrar a meditação que lhe faz sentir-se melhor e que mais o ajude, sozinho ou com ajuda de profissionais.

Você pode encontrar uma forma de meditar apta para alguém que começa no artigo Como meditar corretamente.

Como combater a depressão com a meditação - Meditação ou meditações

Ir passo a passo

Como com muitas outras disciplinas, a meditação requer constância para que seus benefícios se sintam em nosso organismo.

Vá aos poucos. Experimente diferentes tipos de meditação, procure seu lugar ideal para se concentrar, explore se prefere a meditação livre ou guiada. Não tenha pressa, desfrute do processo de aprendizagem e dos ensinamentos que ela der a você.

Quando encontrar sua meditação perfeita, pratique-a de forma gradual. Na primeira semana dez minutos, na segunda quinze... E assim até que possa permanecer trinta ou quarenta minutos em estado meditativo.

Como combater a depressão com a meditação - Ir passo a passo

Sua rotina de meditação

Tente meditar sempre no mesmo horário e no mesmo lugar. Assim, quando se aproximar o momento, o corpo reconhecerá que deve relaxar e se preparar para um momento relaxado.

Escolha um lugar onde se sinta confortável, e uma hora na qual saiba que não terá interrupções. Seja consciente de que esse momento é para você, permita-se desfrutá-lo e sentir-se bem consigo enquanto medita.

Como combater a depressão com a meditação - Sua rotina de meditação

Mens sana in corpore sano

Alguns esportes, como a ioga, têm integradas muitas das características da meditação.

Praticar um esporte leve, agradável, que lhe permite potencializar sua meditação e ao mesmo tempo fazer exercício, será de muita ajuda para combater o estado em que você se encontra.

Extra: para outros tratamentos alternativos, informe-se com o artigo Como tratar a depressão com remédios naturais.

Como combater a depressão com a meditação - Mens sana in corpore sano

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater a depressão com a meditação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como combater a depressão com a meditação

1 comentário
A sua avaliação:
olga silva
Gostei do artigo, parabéns.

Imagem: blogs.runners.es
1 de 6

Voltar ao topo da página