Como combater a obesidade

Como combater a obesidade
Imagem: freetrainers.com

O doce pode ser tornar amargo, esta é uma frase que resume bem o impacto da obesidade em nossa sociedade. A obesidade é considerada nos Estados Unidos uma epidemia, segundo os últimos relatórios podemos dizer que 25% da população está com sobrepeso. Coisas tão simples como ir às compras, jogar basquete ou passear por um parque são complicadas para muitas pessoas que têm graves problemas de mobilidade. A seguir em umComo.com.br vamos explicar como combater a obesidade.

Passos a seguir:
1

Considera-se obesidade ou sobrepeso quando o índice de massa corporal superar os 27, nesse caso deve começar a tomar medidas para reduzir seu peso.

2

O primeiro que deve fazer é melhorar sua dieta, por exemplo, para reduzir a obesidade você deve deixar de consumir bebidas refrescantes como coca-cola, laranjada, sodas, etc. Estas bebidas são muito ricas em açúcar. Outro alimento que deve eliminar são as batatas fritas industrializadas.

3

Em segundo lugar o que devemos fazer é praticar exercício de forma regular. Não se trata de nos convertermos em esportistas de elite, mas temos de incorporar um esporte à nossa forma de vida. Um bom exercício é andar 30 minutos por dia em ritmo médio.

4

Em relação à dieta é muito importante que aumente o consumo de fruta já que a fruta sacia e não engorda. Quando tiver fome, coma fruta e verá como sacia o apetite e não engorda. Também são muito recomendáveis os sucos de fruta.

5

Trate de evitar qualquer tipo de comida com muitas calorias como as frituras, pizzas, pão, sorvetes, etc. Os hidratos de carbono também não são bons sobretudo se comemos na mesma refeição, portanto, se comemos batatas não temos de comer arroz, se comemos massa não temos de comer pão. Este equilíbrio na ingestão de hidratos nos ajudará a combater a obesidade.

6

Um bom exercício é dividir o prato em 4 partes, cada uma das partes deve pôr os seguintes produtos: 2 partes do prato devem ser vegetais, carne e só uma quarta parte pode ser pão ou arroz ou massa.

7

Uma refeição saudável e balanceada é aquela que está composta por todos os tipos de alimentos da pirâmide alimentar, mas todos eles ingeridos com satisfação.

8

O fast food ou comida rápida é um dos principais causadores da obesidade, não é recomendável comer lanches mais de 1 vez por semana.

9

Após fazer todos estes passos temos de tentar emagrecer no máximo 2 quilos por semana para que a perda de peso seja saudável para nosso corpo. Perdas muito repentinas de peso podem ter um efeito rebote nada recomendável para nossa saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater a obesidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • A obesidade incrementa a possibilidade de sofrer ataques ao coração.
  • Os alimentos de dieta podem ser uma boa solução para reduzir de peso rapidamente e combater a obesidade.