Partilhar

Como combater a tensão pré-menstrual

Por Sara Viega. Atualizado: 3 junho 2019
Como combater a tensão pré-menstrual

A tensão pré-menstrual (TPM) é um momento do mês temido, não só por as mulheres que sofrem dela, mas por todas as pessoas que se encontram ao seu redor e que também podem ser vítimas das suas mudanças hormonais. Sensibilidade, irritabilidade, dores nos seios, inchaço e dores de cabeça são alguns dos sintomas desta etapa, mas várias mudanças de hábitos podem fazer com que você se sinta melhor e consiga combater a tensão pré-menstrual de forma eficaz. Para a ajudar, neste artigo do umCOMO vamos lhe dar algumas dicas para saber como combater a tensão pré-menstrual.

Também lhe pode interessar: Sintomas da síndrome pré-menstrual
Passos a seguir:
1

A tensão pré-menstrual inicia-se quando a ovulação termina e acaba quando se inicia o fluxo menstrual, ainda que possa durar alguns dias a mais depois de ocorrer a menstruação. Isto explica porque durante esta etapa a mulher tem tendência a sentir-se tão irritável, ainda que os especialistas indiquem que a TPM pode variar dependendo de cada mulher.

2

Uma ótima forma de combater a tensão pré-menstrual é fazendo exercício físico. A atividade física ajuda-nos a libertar endorfinas que melhoram o nosso estado de humor, além de favorecer a circulação ajudando a diminuir a retenção de líquidos e a sentir-se menos inchada.

É possível que durante estes dias não tenha muita vontade de fazer exercício físico porque se sente inchada e de mau humor. Mas correr, nadar, caminhar, realizar exercícios aeróbicos ou treinar na academia vai ajudá-la a sentir-se muito melhor, diminuindo a TPM.

Como combater a tensão pré-menstrual - Passo 2
3

Diminuir a ingestão de cafeína também é uma boa opção se quer reduzir os incômodos da tensão pré-menstrual. A cafeína aumenta o nosso estado de vigília e pode gerar maior irritabilidade durante estes dias, além disso, é um dos desencadeantes que causa incômodos e cólicas durante a menstruação.

Por isso, recomendamos que tome menos café, chá, refrescos ou bebidas energéticas. Da mesma forma, é conveniente não abusar do chocolate, pois ainda que lhe saiba bem, para o seu corpo não é tão bom assim se tem tendência a sofrer de tensão pré-menstrual.

4

Aumente a ingestão de alimentos saudáveis como os vegetais e as frutas. Estes ajudarão você a manter um bom trânsito intestinal, a sentir-se menos inchada e mais leve e, além disso, atuam como anti-inflamatórios, pelo que são uma boa aposta para reduzir a TPM.

Também não se deve esquecer de ingerir água, pelo menos 2 litros por dia. Esta é a chave para diminuir a retenção de líquidos e fazer com que o seu abdômen fique menos inchado.

5

Se quer combater a tensão pré-menstrual, é importante diminuir os alimentos gordurosos da sua dieta, estes pioram os sintomas fazendo você sentir-se muito mais inchada. Da mesma forma, o excesso de sal fomenta a retenção de líquidos, pelo que durante estes dias o melhor é moderar a sua ingestão.

Descansar bem é igualmente importante, se aos sintomas da TPM soma-se o fato de dormir pouco, a irritabilidade ficará à flor da pele, fazendo com que você se sinta muito pior.

6

Se durante os dias que durar a TPM se sente mais triste devido às mudanças hormonais, é importante realizar atividades que a ajudem a estar distraída e alegre. Além do exercício, praticar um hobbie que lhe goste, ver um filme de comédia, ver alguns amigos ou desfrutar da sua série favorita irá ajudá-la a estar mais animada e bem disposta.

7

E para os dias nos quais você está menstruada, quando as dores aparecerem, não se esqueça de tomar analgésicos que a ajudarão a diminuir as dores e a sentir-se muito melhor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater a tensão pré-menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como combater a tensão pré-menstrual

Como combater a tensão pré-menstrual
1 de 6
Como combater a tensão pré-menstrual

Voltar ao topo da página