Partilhar

Como combater as alergias a animais de estimação

Espirros, coceira nos olhos, tosse, dificuldades em respirar... São muitos os sintomas para saber se tem alergia. Os animais de estimação são uma das causas mais comuns das alergias, tanto em crianças como em adultos. Se desconfia que os animais lhe provocam reações alérgicas, vá ao seu centro médico para que façam testes de alergia e determinem se é esse o caso. No entanto, deverá ter em conta recomendações para evitar que os sintomas e a sua saúde piorem. Em umComo contamos-lhe como combater a alergias aos animais de estimação.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho alergia a gatos
Passos a seguir:
1

Se os testes de alergia confirmam que tem alergia aos animais de estimação e tem um em casa, o mais eficaz seria desfazer-se do seu animal de companhia, mas isto nem sempre é assim tão fácil uma vez que temos muito apego aos animais de estimação.

2

Pode levar a cabo algumas ações para reduzir os sintomas da alergia, como por exemplo escovar o cão ou o gato (ou o animal de estimação que tiver) fora de casa e com regularidade, assim irá evitar que deixem pelos pela casa.

3

Retirar os tapetes e mobiliário estofado, uma vez que o alérgeno costuma acumular-se nestas zonas.

4

Evite que animal entre no seu quarto e obviamente, não deverá dormir junto dele.

5

Lave com frequência a cama e os outros utensílios do seu animal de estimação.

6

Use purificadores de ar com filtros. Podem reduzir até 90% o teor de alérgenos presentes no ar.

7

Se não for contraproducente para a saúde do nosso cão, é aconselhável dar-lhe banho uma vez por semana. No entanto se for de uma raça com pelo comprido, deverá cortá-lo periodicamente.

8

Limpar a casa a fundo com frequência, usando aspiradoras de vapor para não levantar as partículas alergénicas.

9

No caso de ter um gato, a castração dos machos reduz a Fel D1 (relacionada com as hormonas).

10

Se seguir todos os conselhos e os seus sintomas de alergia não melhorarem e a sua saúde piorar, deverá planear a tomada de uma decisão que pode passar por procurar um novo lar para o seu animal de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater as alergias a animais de estimação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como combater as alergias a animais de estimação

3 comentários
A sua avaliação:
Emily
Olá sou alérgica a pelos,(só quando tenho contato)vou ganhar um cachorrinho pudols mais ñ quero desfaze-lo dele ,oque posso fazer ??resposta rápida .
Pedro Vieira
boa tarde tenho alergia muito forte qdo me aproximo ao (detalhe nao preciso nem tocar neles)cavalo ou cachorro fico com uma coceira muito forte na garganta pare3ce que a traqueia vai fechar e os olhos coçam de mais
Fernando
Minha filha tem 9 anos, e tem alergia a cachorros e gatos. Existe algum tratamento real para diminuir a alergia??? Isto acontece sempre que ela frequenta a casa de alguém que tenha estes animais, mesmo sem contato direto ela tem a alergia e fica toda inchada, com coceira, e ai é necessário dar anti alérgico o que acho que é paliativo e não solução

Voltar ao topo da página