Partilhar

Como combater as dores musculares

Como combater as dores musculares

A dor muscular é o nome que normalmente atribuímos à dor muscular de início tardio (DMIT) ou dor muscular de esforço tardio (DMET), e trata-se de uma dor que costuma aparecer após fazer exercício ou algum esforço muscular excessivo. A prevenção é sempre a melhor forma de evitar que esta dor nos músculos apareça, mas em algumas ocasiões só nos resta procurar a forma de amenizá-la. É por isso que em umComo.com.br lhe explicamos como combater as dores musculares.

Também lhe pode interessar: Alimentos para aliviar dores musculares
Passos a seguir:
1

Lembre-se que a prevenção será o melhor método para combater as dores musculares, pois se fizermos algumas pequenas ações poderemos evitar a posterior dor muscular. Desta forma, antes de fazer esporte ou exercício você deverá realizar um aquecimento e alongamentos nos músculos para que estes fiquem bem preparados. Existem alguns outros conselhos que você poderá encontrar em nosso artigo Como evitar as dores musculares.

2

Também é necessário saber que as dores musculares são parte de um processo de adaptação, de um músculo que está sem preparação ou fraco, por isso devem ser feitos exercícios progressivos. E ainda que seja estranho e incômodo, para que as dores musculares desapareçam você deverá continuar com o exercício e não deixar de exercitar os músculos inesperadamente.

3

A aplicação de frio pode ajudar a reduzir as dores musculares, assim como acontece com outras lesões e inflamações musculares. Use compressas frias ou gelo envolto em um pano suave, para que não entre em contato direto com a pele.

4

Na hora de combater as dores musculares, as massagens sobre a região dolorida costumam ser eficazes. Você deverá massagear suavemente o(s) músculo(s) em questão e o melhor será que um profissional faça as massagens.

5

Outra forma de reduzir o incômodo das dores musculares é tomando medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno. Devemos saber que este medicamento diminuirá a dor, mas não fará com que desapareça completamente. Ele é recomendável em casos realmente fortes, nos quais as dores musculares impeçam a realização de ações cotidianas, e com prescrição médica.

6

Por outro lado, destaca-se que o suposto remédio caseiro contra as dores musculares, formado por água com açúcar ou bicarbonato, não tem nenhuma eficácia comprovada. Será bom apenas pelo fato de ajudar a hidratar a pessoa que sofre de dores musculares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater as dores musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como combater as dores musculares

1 comentário
Carlos Alberto Moraes
Ola, sou muito grato por receber estas informacoes e poder compartilhar com voces. Minha esposa tem um problema; Quando ela caminha digamos mais que 10 minutos, ela sente um tremor na perna esquerda , que inicia no meio do femur e sobe ate a metade mais ou menos da cocha. esses tremeros sao repetitivos e a frequencia varia do tanto que caminha e chegam a acontecer a cada dois ou tres minutos. Isto esta acontecendo amais ou menos um ano e vem aumentando gradativamente. E possivel recebermos um comentario ou diagnostico sobre este sintoma. Nos moramos em New Jersey E. U. A. Aqui e complicado termos um tratamento severo, devido o auto custo e burocracia. Desde muito obrigado.

Como combater as dores musculares
Como combater as dores musculares

Voltar ao topo da página