Partilhar

Como comer com menos sal

Como comer com menos sal

Se você estiver com a pressão alta, se for propenso a reter líquidos ou se o seu médico recomendou moderar no consumo de sódio, então comer com menos sal será fundamental para garantir o seu bem-estar. Além de moderar no uso deste tempero na preparação dos pratos, será imprescindível identificar todos os alimentos que possuem um excesso de sal para evitá-los, com o objetivo de se manter saudável. Em umComo.com.br damos a você algumas recomendações básicas para que descubra, com sucesso, como comer com menos sal.

Também lhe pode interessar: Como deixar de comer açúcar
Passos a seguir:
1

O sódio é fundamental para que o nosso corpo esteja saudável, trabalhando junto com o potássio para manter o equilíbrio dos líquidos em nosso organismo, favorecer a nossa digestão e ajudar a conduzir os impulsos nervosos. No entanto, quando o mesmo é ingerido em excesso pode favorecer o aumento da pressão arterial, a retenção de líquidos e o aparecimento de problemas circulatórios, aumentando o risco de sofrer doenças cardíacas que colocam em risco o nosso bem-estar.

Como a maior parte do sódio que ingerimos se encontra no sal, moderar a sua ingestão é fundamental para manter a nossa saúde.

2

O primeiro passo para comer menos sal é, obviamente, reduzir o uso deste tempero na elaboração de nossos pratos. É importante que enquanto cozinha opte por usar diferentes temperos que deem sabor à comida e ajudem a diminuir o sal ao mesmo tempo, deste modo poderemos manter a saúde de nosso coração sem sacrificar o sabor dos alimentos.

No nosso artigo como substituir o sal na cozinha explicamos com detalhes o modo de preparar pratos deliciosos e saudáveis.

Como comer com menos sal - Passo 2
3

São muitos os alimentos que consumimos frequentemente que contam com altos teores de sal; entre os mais destacados encontramos conservas e alimentos enlatados, que contêm uma grande quantidade de sódio. Por isso é recomendável moderar o consumo de produtos como:

  • Azeitonas;
  • Vegetais como picles ou cenouras em conserva;
  • Atum de lata, a não ser que seja com teor reduzido de sal;
  • Sardinhas, biqueirões, berbigões ou qualquer molusco enlatado.
Como comer com menos sal - Passo 3
4

Outro aspecto que é importante cuidar quando a meta é comer menos sal é a ingestão de embutidos. Este tipo de produtos contam com uma grande quantidade de sal usado em sua preparação e conservação, por isso não são adequados se quisermos diminuir o consumo de sódio.

É recomendável evitar produtos como a linguiça, o presunto curado e cozido, mortadela, salsichas, bacon e carnes defumadas. Ao invés disso, sugerimos alternativas mais leves como o peru ou, na falta dele, presunto com pouco sal. Isso poderia fazer uma grande diferença, principalmente em pacientes com uma dieta rica neste tipo de produtos.

Como comer com menos sal - Passo 4
5

A quantidade de sódio recomendada por porção é de 100 mg ou menos, e mesmo que habitualmente não prestemos muita atenção neste detalhe, é importante ler as etiquetas dos alimentos e saber identificar os produtos ricos em sal. Algumas das opções que é conveniente retirar da sua dieta são:

  • As sopas e cremes de verdura de embalagem.
  • Os temperos em cubo ou os sais temperados.
  • Molhos como o de soja, o molho inglês, de Worcestershire ou o ketchup.
  • Os temperos comerciais.
  • Os concentrados com sabor, como o concentrado de carne ou frango.
  • O suco de tomate de caixinha.
  • A comida preparada e embalada.
  • Junk Food.

Ao invés disso, recomenda-se preparar sopas, cremes, molhos e temperos caseiros com pouco sal, bem mais nutritivos e saudáveis que os produtos embalados, deste modo podemos controlar a presença de sódio sem deixar de desfrutar destas opções. Também é importante evitar a comida preparada ou junk food e optar por alimentos feitos em casa.

Como comer com menos sal - Passo 5
6

Para comer com menos sal é importante retirar da dieta todo o tipo de snacks como batatas fritas, frituras de milho, de trigo, de queijo ou frutos secos com sal acrescentado, pois seu teor de sódio é muito elevado e seus benefícios nutricionais, tirando os frutos secos, costumam ser limitados.

Se estiver procurando alternativas para beliscar com pouco sal então convém escolher alimentos saudáveis, como as frutas frescas, os frutos secos sem sal ou açúcar acrescentado, o iogurte ou as panquecas de arroz, opções que ajudarão a manter a saúde de seu coração.

Como comer com menos sal - Passo 6
7

Os queijos também são alimentos ricos em sal, principalmente os curados, sendo importantíssimo ingerir com muita moderação. Em seu lugar recomenda-se consumir queijos frescos com pouco sal como a ricota ou qualquer outra apresentação que indique ser livre de sal acrescentado.

Como comer com menos sal - Passo 7
8

Claro que na hora de comer com menos sal é imprescindível adicionar à nossa dieta frutas, vegetais, carnes e peixes frescos realizados em preparações simples e deliciosas. Evite todos os pratos servidos com molhos, gratinados e fritos, pois contêm uma grande quantidade de sal; ao invés disso prefira alimentos preparados ao vapor, na grelha, cozidos ou assados no forno, em apresentações simples e livres de tempero excessivo.

Ao comer fora de casa é possível solicitar os alimentos sem sal, além de pedir as saladas sem tempero e utilizar um tempero simples de azeite e vinagre. Também é conveniente que, ao invés de ter o saleiro à mão, usemos uma combinação de especiarias como salsinha, orégano, pimenta, alecrim etc., para incorporá-los aos nossos pratos e dar sabor a eles.

Como comer com menos sal - Passo 8
9

Por último, porém não menos importante, evite beber água da torneira, não se esqueça que a mesma contém calcário, que poderia estar trazendo ao seu corpo uma dose de sódio desnecessária. Use filtros descalcificadores ou consuma água de garrafa com baixo teor de minerais para mais tranquilidade.

Como comer com menos sal - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer com menos sal, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como comer com menos sal

Como comer com menos sal
1 de 9
Como comer com menos sal

Voltar ao topo da página