Partilhar

Como comer durante a gravidez

Como comer durante a gravidez

A gravidez implica gestar no interior da mulher uma nova vida que vai se alimentar do organismo da mulher e de cada um dos alimentos que ela consumir. Portanto, a etapa em que uma mulher fica grávida é uma das mais delicadas de sua vida, porque tem que cuidar de sua saúde e da do bebê e, por isso, é tão importante saber como comer durante a gravidez. O truque está em comer saudável e manter uma alimentação equilibrada, em horários regulares e sem pular nenhuma refeição.

Também lhe pode interessar: O que não comer durante a gravidez

Coma várias vezes durante o dia

Faça quatro ou cinco refeições durante os nove meses de gravidez. É tão importante a frequência com que se come quanto aquilo que se come. É importante não pular nenhuma refeição para evitar o estresse que pode causar e inconvenientes durante a gravidez.

Lave bem os alimentos

Lave os alimentos crus (frutas ou verduras) porque podem conter microrganismos. E se ferver, é melhor não utilizar muita água porque perdem as vitaminas.

Carnes

As proteínas da carne são necessárias para o crescimento do útero, o desenvolvimento do bebê e o aumento do volume sanguíneo. É conveniente não comer carne crua, nem semicrua ou embutidos caseiros para evitar a toxoplasmose.

Peixe

É necessário comer peixe várias vezes por semana porque contém ácidos graxos essenciais e vitaminas A e B. Mas não é conveniente comer mariscos e peixes crus porque podem provocar envenenamento.

Laticínios

Recomenda-se tomar leite todos os dias porque contém proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, fósforo, sódio e vitaminas A, D, B6 e B12. O iogurte também é muito bom porque além de cálcio também tem vitaminas, sais minerais e ácido fólico.

Açúcares

É necessário não comer produtos aditivos e conservantes (como as guloseimas ou muitos adoçantes). Caso tenha o desejo de comer algo doce é melhor comer uma fruta fresca.

Bebidas

Beba muita água. Não tome bebidas com cafeína (refrigerantes cola ou café), porque aumentam o risco de um aborto espontâneo ou do baixo peso do bebê. Não tome bebidas alcoólicas, porque implicam um alto risco para o desenvolvimento psíquico e físico do futuro bebê.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Você deve de consultar o ginecologista antes de tomar algum chá, porque algumas ervas podem pôr em risco a saúde e o desenvolvimento da criança. É muito importante a higiene no manuseamento dos alimentos, bem como a própria de lavar as mãos com água e sabão e desinfetar a superfície onde vai trabalhar na cozinha e os utensílios que vão ser utilizados.

Escrever comentário sobre Como comer durante a gravidez

Como comer durante a gravidez
Como comer durante a gravidez

Voltar ao topo da página