Partilhar

Como comer farelo de aveia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 agosto 2019
Como comer farelo de aveia

Você já ouviu falar dos benefícios do farelo de aveia, mas não sabe muito bem qual é a forma de o ingerir? Não se preocupe porque é uma dúvida muito comum na hora de incorporar o farelo na dieta habitual. É por isso que em umComo queremos explicar a você com detalhes as formas mais habituais de desfrutar das propriedades desta parte do cereal. Não espere mais e descubra neste artigo como comer farelo de aveia.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do farelo de aveia

O que é exatamente o farelo?

Em primeiro lugar, é importante que tenha claro o que é o farelo (neste caso, de aveia, mas também pode ser de trigo ou outro cereal). Trata-se das camadas externas dos grãos dos cereais e é o resultado do processo de refinamento dos mesmos.

É formado principalmente pela casquinha do grão, assim como pelos pequenos fragmentos da parte mais interna (o pericárpio), e é no farelo onde se concentram múltiplos nutrientes da aveia. Quanto ao interior do grão, corresponde ao gérmen, que também conta com uma infinidade de propriedades para a saúde.

Como comer farelo de aveia - O que é exatamente o farelo?
Imagem: thatamagra.blogspot.pt

Como se come farelo de aveia?

Sendo assim, o farelo de aveia pode ser encontrado em muitos supermercados e em todas as ervanarias ou lojas de produtos naturais. No entanto, antes de incorporar o farelo de aveia à sua dieta habitual, é recomendável consultar um médico, já que além dos múltiplos benefícios deste produto natural, a verdade é que o farelo de aveia está contraindicado em alguns casos específicos.

Quanto à dose diária recomendada, sugere-se tomar entre uma e três colheres de sopa diárias e nunca consumir em excesso para evitar os possíveis efeitos colaterais do farelo de aveia. São diversas as alternativas através das quais pode tomar este suplemento nutricional e detalhamos para você a seguir.

Como comer farelo de aveia - Como se come farelo de aveia?

Farelo de aveia com iogurte

Uma das formas mais comuns de tomar farelo é incorporá-lo ao iogurte, uma combinação ideal para tomar cereais ao mesmo tempo que lácteos e, portanto, aproveitar os benefícios de ambos. Para isso deverá verter as colheres de sopa de farelo de aveia em seu iogurte e mexer com uma colher para que fique tudo bem integrado. É ideal tomar ao meio da manhã ou como lanche.

Como comer farelo de aveia - Farelo de aveia com iogurte
Imagem: vidasemhemorroidas.com.br

Farelo de aveia com leite

Do mesmo modo, combinar o farelo de aveia com leite também é uma das opções mais comuns. Não é necessário que seja leite de aveia; você pode incorporar ao tipo de leite que toma habitualmente, seja de vaca, de soja, sem lactose, etc.

Ao contrário da preparação dos flocos de aveia, que devem ser cozinhados, no caso do farelo só deverá polvilhar no copo de leite e mexer para misturar.

Como comer farelo de aveia - Farelo de aveia com leite

Farelo de aveia em sucos e vitaminas

Os sucos e as vitaminas de frutas e verduras são outra forma muito comum de introduzir o farelo de aveia no seu dia a dia. Assim como no caso do leite, só deverá preparar o suco que mais gostar: laranja, cenoura, pêssego, abacaxi... e adicionar o farelo, misturando bem para que fique tudo integrado.

Como comer farelo de aveia - Farelo de aveia em sucos e vitaminas

Muesli com farelo

Outra boa opção para tomar farelo de aveia é preparar muesli caseiro, isto é, uma mistura de diversos cereais integrais ao qual também pode acrescentar frutas desidratas ou frutos secos. É que esta mistura será uma importante fonte de nutrientes que ajudará a ganhar forças de manhã ou a repô-las ao meio da tarde.

Como comer farelo de aveia - Muesli com farelo

Farelo de aveia na salada

Além disso também pode escolher incorporar o farelo de aveia nos seus pratos, como por exemplo nas saladas. Assim você complementa as propriedades saudáveis dos vegetais com todos os benefícios desta parte do cereal. É muito simples, só tem que espalhar por cima do resto de ingredientes da sua deliciosa salada e... saboreá-la!

Como comer farelo de aveia - Farelo de aveia na salada

Farelo de aveia em salada de frutas

Assim como acontece com as verduras, também é possível adicionar o farelo de aveia às suas frutas. Um bom exemplo é a salada de frutas, esta deliciosa mistura de fruta picada que é tão gostosa; deste modo, poderá adicionar o farelo por cima e tornar ainda mais nutritivo este delicioso lanchinho ou sobremesa.

Como comer farelo de aveia - Farelo de aveia em salada de frutas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer farelo de aveia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como comer farelo de aveia

O que lhe pareceu o artigo?

Como comer farelo de aveia
Imagem: thatamagra.blogspot.pt
Imagem: vidasemhemorroidas.com.br
1 de 9
Como comer farelo de aveia

Voltar ao topo da página