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Como comer saudável todos os dias

Por Sara Viega. Atualizado: 5 dezembro 2019
Como comer saudável todos os dias

Quer desfrutar de uma vida saudável? Um dos primeiros pontos que terá que rever são os seus hábitos alimentares pois costumamos ter alguns "vícios" e hábitos que não são saudáveis e que fazem com que tenhamos tendência a engordar ou a sofrer de algumas doenças devido à falta de nutrientes. Para poder viver de forma saudável e ter um corpo em bom estado, é importante comer bem, por isso, neste artigo de umComo vamos contar para você como comer saudável todos os dias dando-lhe conselhos e alternativas aos excessos que costumamos cometer durante o nosso dia a dia.

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Passos a seguir:
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A primeira coisa que temos de ter em conta quando falamos de alimentação saudável é que o nosso corpo funciona da mesma forma que uma máquina. Ou seja, quando andamos de carro temos de lhe pôr combustível para que funcione, certo? No caso do nosso corpo o funcionamento é o mesmo, precisamos das calorias dos alimentos para poder funcionar e para conseguirmos fazer as atividades diárias sem nenhum tipo de problema.

Então, se tivermos em conta isto, a primeira conclusão a que chegamos é que se ingerirmos mais calorias do que aquelas que precisamos o nosso corpo não as usa e, portanto, ficam armazenadas no corpo como gordura. Por este motivo, é importante ter uma alimentação específica para poder funcionar durante o dias mas sem ultrapassarmos o valor recomendável. Este é o motivo principal pelo que qualquer nutricionista, antes de estabelecer uma dieta, lhe perguntará sobre os seus hábitos e se pratica ou não algum esporte.

Com isto queremos dizer que se, por exemplo, um dia vai fazer esporte ou vai fazer turismo pode dar-se ao "luxo" de comer mais antes de sair, por o seu corpo irá usar essas calorias para funcionar. Mas atenção, nem tudo é válido. De seguida, vamos dar algumas dicas para saber como comer saudável todos os dias.

Como comer saudável todos os dias - Passo 1
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Para poder comer saudável todos os dias é essencial que saiba quais são os melhores alimentos para incorporar na sua dieta e deixar de lado aqueles que só trarão calorias e nenhum nutriente benéfico para o organismo.

  • Alimentação rica em frutas e verduras: são os grupos de alimentos mais recomendáveis para ingerir, visto que contêm muitos nutriente e vitaminas mas apenas têm calorias. Além disso, são ricos em fibra e conseguem que você se sinta saciado rapidamente.
  • Proteínas saudáveis: há algumas carnes ou peixes que contêm muitas gorduras e que podem ser substituídos por outros tipos que têm menos quantidade e o mesmo teor nutritivo. No caso das carnes o melhor é escolher as carnes magras e os peixes que sejam peixes brancos.
  • Carboidratos integrais e durante as primeiras horas do dia: os carboidratos são o grupo de alimentos que mais energia nos trazem e, por isso, devem ser gastos no momento. No caso de ir fazer esporte, é aconselhável que ingira um prato com este alimento porque o seu corpo irá usá-lo como energia. No entanto, antes de ir dormir não é recomendável porque a energia não será usada e acabará sendo convertida em gordura. Recomendamos que sejam integrais porque, assim, são ricos em fibra ao invés de açúcar (como os refinados).
  • Nada de bolos ou confeitaria: os croissants, os donuts, os biscoitos, etc, são alimentos que deve evitar pois tratam-se de carboidratos brancos, repletos de açúcar e sem nenhum valor nutricional. Ou seja, só está comendo calorias porque eles não têm nem vitaminas nem nutrientes que o nosso corpo possa usar. Assim, quanto mais longe estiver destes alimentos, mais saúde terá.
  • Diminua o açúcar: em umComo aconselhamos que, se não pode viver sem açúcar, opte pelo mascavo ou por alternativas naturais como a stevia. Com o açúcar branco passa-se exatamente o mesmo que a confeitaria: não tem nutrientes, muito pelo contrário, contém muitas calorias.
Como comer saudável todos os dias - Passo 2
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Agora que conhece os melhores alimentos para incorporar na sua dieta, recomendamos-lhe que o seguinte passo seja criar um menu semanal onde incorpore receitas saudáveis e adequadas para cada momento do dia. Mas para este menu esteja bem feito, tem que ter em conta os seguintes fatores:

  • Divida o dia em 5 refeições diárias: para manter o seu organismo em constante funcionamento e evitar se encher de comida durante o almoço ou jantar, recomenda-se que faça por dia 5 refeições. É essencial que na hora do lanche deixe de lado os sanduíches e opte por lanches saudáveis como fruta ou iogurtes naturais.
  • Jantares leves: já referimos que a hora de jantar deve ser, essencialmente, para tirar a fome mas não devemos abusar. Por isso, a melhor combinação possível são as proteínas baixas em gorduras com verduras fervidas ou cozinhadas a vapor, conseguirá se saciar mas sem ingerir apenas calorias. Descubra quais os melhores alimentos para jantar, neste artigo.
  • Jante 3 horas antes de ir dormir: para conseguir que o nosso organismo digira bem os alimentos, é recomendável que jante com uma margem de 3 horas antes de se deitar.
  • Carboidratos na primeira hora do dia: uma dieta saudável e equilibrada também inclui os carboidratos mas recomenda-se que estes sejam ingeridos durante o café da manhã ou almoço, visto que ainda existe tempo para que a sua energia seja queimada.

Seguindo estas simples regras já poderá estabelecer o seu menu semanal com o qual poderá comer saudável todos os dias da semana.

Como comer saudável todos os dias - Passo 3
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E o que fazer aos fins de semana? Sabemos que seguir uma alimentação saudável de segunda a sexta-feira é mais ou menos simples, mas ao fim de semana costuma ser mais complicado pois estamos com os amigos, vamos comer a restaurantes e ingerimos um pouco mais de álcool. Mas tendo em conta uma série de conselhos, conseguirá manter a sua vida saudável todos os dias da semana:

  • Se for ao restaurante, o melhor é que seja para almoçar do que para jantar: assim terá toda a tarde para poder queimar a comida e não ir para a cama com o estômago pesado.
  • Num restaurante procure pratos do menu que contenham carnes magras ou peixes brancos, assim, evitará cair na tentação de comer uma pizza, por exemplo, ou um hambúrguer americano.
  • Se cair um dia na tentação, no dia seguinte faça uma dieta depurativa. Embora não se recomende que isto se leve à risca, se um dia for a um casamento (por exemplo), no dia seguinte pode almoçar uma salada e jantar uma omelete de verduras, por exemplo. Compensar a balança é uma boa opção para momentos ocasionais.
  • Faça esporte: ao fim de semana temos mais tempo livre, por isso podemos dedicar 1 hora para fazer exercício e, assim, queimar as calorias excessivas que ingerimos. Esta é uma boa maneira de se manter em forma e tratar de si mesmo.
  • Tenha em atenção ao álcool: tenha em conta que as bebidas alcoólicas também só têm calorias, não têm nutrientes nem vitaminas, além disso prejudicam o nosso organismo. Por isso, controle o que bebe e tente não se exceder.
Como comer saudável todos os dias - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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