Partilhar
Partilhar em:

Como comer se tenho a pressão arterial alta

Avaliação: 4,9 (96 votos)
12 vezes partilhado
 
Como comer se tenho a pressão arterial alta
Fonte: vidasana.lapipadelindio.com

A pressão arterial alta ou hipertensão tornou-se uma condição frequente a nível mundial. Fatores hereditários, o sedentarismo, a obesidade e o consumo excessivo de álcool são os principais detonadores desta patologia que põe em risco o nosso coração, tornando-nos propensos a sofrer de doenças cardíacas.

Uma vez diagnosticado com pressão alta, é conveniente realizar várias mudanças em nosso estilo de vida; um dos mais importantes é ajustar a nossa alimentação para melhorar a nossa saúde. Por isso, em umComo.com.br explicamos o que comer se você tem pressão alta.

Também lhe pode interessar: O que fazer se tenho a pressão alta

O que comer se tenho pressão alta: o sal

Um dos aspectos mais importantes a levar em conta quando se trata de comer sofrendo de hipertensão é controlar o sal na alimentação, pois este influi na retenção de líquido e afeta a nossa pressão. Por isso é importante:

  • Reduzir o uso do sal na preparação de seus pratos, substitua-o por outras alternativas que não afetem a sua pressão, como as ervas aromáticas.
  • Evitar adquirir produtos com alto teor de sódio como as sopas de saquinho, os enlatados, todo tipo de conservas, os condimentos em pó, os caldos, entre outros. É sempre conveniente verificar o conteúdo de sódio nas etiquetas dos produtos.
O que comer se tenho pressão alta: o sal

Como comer se tenho a pressão arterial alta: as gorduras e proteínas

A tensão arterial é uma condição que pode afetar de forma importante a saúde do seu coração, por isso é necessário que ao comer você controle também o consumo de gordura e escolha as proteínas com inteligência.

  • Escolha sempre carne magra ou opte por proteínas mais saudáveis como as do frango, do peru ou do peixe.
  • Evite consumir enchidos em excesso, pois contêm muita gordura e alto teor de sal. Opte por aqueles mais leves como o peito de peru e sempre que possível escolha as apresentações com baixo teor de sal.
  • Restrinja o consumo de frituras e fast food que prejudicam a sua saúde e afetam sua pressão arterial.
  • Se você consome lácteos, opte sempre pelas opções desnatadas bem mais leves e boas para o seu coração.
Como comer se tenho a pressão arterial alta: as gorduras e proteínas

Como comer se tenho a pressão arterial alta: mais vegetais e frutas

Os antioxidantes são grandes aliados para lutar contra os radicais livres e prevenir o aparecimento de doenças como o câncer, mas além disso nos ajudam a manter o coração saudável. Por isso é importante acrescentar à sua alimentação frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como os vegetais de folha verde ou as frutas ricas em vitamina C.

Além disso, a maior parte dos vegetais e frutas são ricos em fibra, que ajuda o nosso corpo a processar as gorduras de forma mais favorável, mantendo também o coração saudável.

Como comer se tenho a pressão arterial alta: mais vegetais e frutas

Como comer se tenho a pressão arterial alta: carbo-hidratos e açúcares

É importante cuidar a alimentação de um modo geral para melhorar sua pressão arterial, por isso é recomendável consumir carbo-hidratos complexos integrais como o pão integral, a massa integral, a arroz integral, aveia, entre outros. Prefira sempre este tipo de alternativas em vez dos carbo-hidratos brancos.

Você deve moderar, além disso, o consumo de açúcar refinado. Prefira produtos naturais como as frutas e deixe de lado as massas e pastelaria que afetam a saúde do seu coração.

Como comer se tenho a pressão arterial alta: carbo-hidratos e açúcares

Como comer se tenho a pressão arterial alta: cafeína e álcool

O excesso de álcool é um dos principais detonadores de pressão alta, por isso é importante que você controle seu consumo e sempre que possível evite bebidas alcoólicas.

Além disso, você deverá diminuir o consumo de bebidas com cafeína como o café, o chá, os refrigerantes e os energéticos que não beneficiam seu coração nem sua pressão arterial.

Como comer se tenho a pressão arterial alta: cafeína e álcool

O que comer se tenho pressão alta: acrescente potássio à alimentação

Se está tomando medicação para controlar a pressão, é possível que ela tenha efeito diurético; se for assim, deve ter notado que urina com muito mais frequência do que o habitual, o que indica também que você certamente está perdendo muito potássio através da urina.

Se for este o caso, você deverá aumentar o consumo deste mineral em sua alimentação. Descubra quais são os alimentos ricos em potássio e acrescente alguns deles nas suas refeições diárias.

O que comer se tenho pressão alta: acrescente potássio à alimentação

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como comer se tenho a pressão arterial alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como comer se tenho a pressão arterial alta

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como comer se tenho a pressão arterial alta
Fonte: vidasana.lapipadelindio.com
1 de 7
Como comer se tenho a pressão arterial alta