Partilhar

Como comer se tenho cálculos renais

Por Sara Viega. Atualizado: 18 setembro 2017
Como comer se tenho cálculos renais
Imagem: inspirulina.com

Os cálculos renais são um problema comum que se deriva em muitas ocasiões de nossa dieta e estilo de vida, por isso uma vez que somos diagnosticados, certas mudanças alimentares ajudarão a diminuir os sintomas e a melhorar nossa condição. Se você quer saber como comer se tem cálculos renais, em umComo.com.br damos todas as recomendações necessárias para melhorar sua condição.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho cálculos renais
Passos a seguir:
1

Um dos hábitos mais importantes que deve incluir em sua rotina diária se sofre de cálculos renais é beber água. Esta condição é mais comum em pessoas que ingerem pouco líquido e que portanto urinam pouco.

É importante consumir entre litro e meio e dois litros de água por dia, sempre de baixa mineralização pois o cálcio pode piorar os cálculos nos rins. Também se recomenda reduzir a ingestão de bebidas com cafeína ou teína já que podem produzir desidratação.

Tenha em conta que, embora nas primeiras horas do dia é normal que sua urina seja escura, ao longo do dia deve ir clareando, se isto não ocorrer é porque não bebeu suficiente líquido.

Como comer se tenho cálculos renais - Passo 1
2

As pedras nos rins formam-se em muitas ocasiões pelo excesso de cálcio, por isso no momento de comer se tem cálculos renais é bastante importante que reduza a ingestão de alimentos ricos em cálcio.

  • Consuma só duas porções diárias de laticínios, de preferência baixos em gordura. Modere a ingestão de leite, iogurte, queijo e manteiga.
  • Se optar por água industrializada, escolha a de baixa mineralização.
  • Reduza também o consumo de outros alimentos ricos em cálcio para manter seus rins saudáveis.
3

No momento de consumir proteínas, escolha as carnes magras. Isto é especialmente importante ao comer se tiver cálculos renais e sofrer também de ácido úrico alto. Neste caso opte por frango, peru, peixes brancos e carne magra com muito pouca gordura.

4

O excesso de sal na dieta favorece a retenção de líquido o que pode agravar o quadro de pedras nos rins. Por isso é importante levar uma dieta baixa em sal e evitar alimentos desidratados, embutidos, sopas preparadas e outros produtos com muito sal, como os embutidos.

5

Outra recomendação importante no que diz respeito à dieta se tivermos cálculos renais é ingerir de forma moderada produtos ricos em gordura. Os embutidos, sobremesas, gelados, leite integral, frituras e comida fast food devem ser consumidos só de forma eventual, pois os alimentos muito gordurosos pioram o quadro.

6

Muitos cálculos nos rins estão formados de oxalato de cálcio, nesses casos é recomendável evitar ingerir certos alimentos que o contenham como mariscos, espinafre, beterraba, cenoura, chocolate, pimentão e os peixes azuis.

Pode também pedir ao seu médico que lhe forneça uma lista completa dos alimentos que deverá evitar se tiver este tipo de pedra nos rins.

7

Segundo a causa que tem levado à formação de pedra nos rins, é possível que seu médico considere necessário aplicar outras modificações extras em sua dieta com o fim de favorecer a eliminação dos cálculos renais e garantir sua recuperação. Se quer conhecer mais a respeito desta informação convidamos você a consultar nosso artigo litíase renal - tratamento e sintomas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tenho cálculos renais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como comer se tenho cálculos renais

Como comer se tenho cálculos renais
Imagem: inspirulina.com
1 de 6
Como comer se tenho cálculos renais

Voltar ao topo da página