Como comer se tenho diabete tipo 2

Como comer se tenho diabete tipo 2
Imagem: tecno-bip.blogspot.com.es

Ao falar de diabete nos referimos a uma condição crônica que se diagnostica quando o corpo perde a capacidade para regular e controlar a produção e os níveis de açúcar no sangue. Esta doença apresenta-se em duas formas possíveis: a diabete tipo 1 e a diabete tipo 2, cada uma com suas características particulares. No entanto os hábitos diários e a alimentação são fundamentais em ambos os casos para manter a doença controlada e não agravar o quadro.

Uma vez que os pacientes são diagnosticados surge em seguida uma pergunta chave: como comer se tenho diabete tipo 2? Em umComo.com.br damos alguns importantes conselhos para que você descubra a forma adequada de se alimentar se sofre desta patologia.

A diabete tipo 2 e a alimentação

A diabete tipo 2 apresenta-se na idade adulta, quando o corpo continua produzindo insulina, mas o faz de forma insuficiente ou com pouca qualidade. A maior parte dos pacientes que sofrem este tipo de diabetes padecem de obesidade, sedentarismo e contam com um fator hereditário importante.

No caso da diabete tipo 2 a alimentação é um dos desencadeantes mais importantes, já que uma dieta alta em gorduras, carboidratos e açúcares, junto com a falta de exercício pode levar o corpo ao limite, afetando a produção de insulina. Uma vez que se diagnostica a doença, é fundamental cuidar da dieta para evitar complicações e um possível colapso.

Como comer se tenho diabete tipo 2: carboidratos

A quantidade de carboidratos que um diabético pode consumir diariamente será determinada por um especialista baseado no consumo calórico do paciente, nas atividades que realiza diariamente e no estado da doença. No entanto, é importante ter em conta que:

  • Sempre é preferível escolher carboidratos e farinhas integrais por serem as mais adequadas para o organismo do diabético, já que seu alto conteúdo de fibra favorece a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Massas, pães, biscoitos, etc, devem ser integrais.
  • É recomendável escolher carboidratos baixos em gordura, desta forma favorecemos nosso metabolismo que não pode processar de maneira adequada a gordura.
  • Devem ser incluídos legumes na dieta sempre com preparações leves, pois seu alto conteúdo de fibra favorece o organismo.
  • Não se devem eliminar os carboidratos da dieta de uma pessoa com diabete tipo 2, já que os mesmos são uma das bases nutricionais mais importantes do organismo, e uma fonte de energia, vitaminas, fibra e minerais.
Imagem: sportadictos.com

Como comer se tenho diabete tipo 2: legumes

O consumo de legumes e hortaliças deve passar a ser uma parte importante da dieta de quem sofre de diabetes tipo 2. Estes alimentos, além de oferecer uma contribuição nutricional importante, ajudam a saciar o apetite e manter a saúde.

Recomenda-se um consumo entre três e cinco porções ao dia, especialmente de vegetais de folha verde ou cor amarela intenso como brócolis, espinafre, cenoura, pimentão ou acelgas, pois são ricos em vitaminas, altos em fibra e contribuem com poucas calorias.

Imagem: dreamstime.com

Como comer se tenho diabete tipo 2: proteínas e lacticínios

Tanto no caso da carne ou do peixe como no dos lacticínios, o recomendável quando se tem diabete é ingerir de duas a três porções diárias, sempre tendo em conta um aspecto fundamental: devem ser escolhidos produtos com pouca gordura.

O peixe, a carne magra, o frango ou o peru são excelentes alternativas. Devem ser evitados qualquer tipo de alimentos frios ou optar só por aqueles com conteúdo de gordura reduzido. Os lacticínios devem ser igualmente baixos em gordura.

Imagem: kalipedia.com

Como comer se tenho diabete tipo 2: frutas

As frutas são também importantes na dieta das pessoas com diabete tipo 2, pois contribuem com vitaminas e nutrientes. Recomenda-se consumir entre duas e quatro porções por dia, tendo em conta o seguinte:

  • Sempre prefira a peça de fruta em vez do suco, pois contribuem com mais fibra e nutrientes
  • Nunca coloque nenhum tipo de açúcar extra na fruta, lembre-se que a mesma já contém açúcar de forma natural
  • Prefira sempre as frutas recomendadas para diabéticos em vez das outras
Imagem: frutasparadiabeticos.com

Como comer se tenho diabete tipo 2: gorduras, açúcares e álcool

Na pirâmide alimentar as gorduras, os açúcares, os bolos industrializados e as guloseimas localizam-se na parte mais alta da pirâmide, o que quer dizer que são os alimentos que menos devemos consumir diariamente. Quando se tem diabete, esta recomendação é especialmente importante. Por isso é necessário ter em conta que:

  • Os alimentos altos em gordura ou açúcar refinado devem ser evitados na medida do possível, pois não são bem processados pelo organismo e afetam a produção de insulina
  • Evite a comida fast food, as frituras, os pratos muito gordurosos ou pesados, os doces, sobremesas, tortas e bolos industrializados
  • Escolha sempre sobremesas livres de açúcar, sem açúcar agregado ou diretamente aptos para diabéticos
  • Compartilhe sempre os doces ou sobremesas com alguém, desta forma você ingere menos quantidade
  • Modere o consumo de álcool e consulte com o seu médico que tipo de bebidas alcoólicas você pode consumir e quais não, pois existem algumas que contribuem mais com açúcar para o corpo do que outras
Imagem: padreshispanos.com

Se você tem diabete tipo 2 tenha em conta que...

  • A diabete afeta o corpo influindo na regulação e produção dos níveis de glicose no sangue o que, se não for tratado a tempo, pode produzir importantes complicações de saúde que podem levar inclusive à morte
  • Praticar exercício é fundamental quando você padece de diabete, pois a atividade física ajuda a regular os níveis de insulina no corpo e melhorar nossa saúde
  • Outros hábitos negativos como o tabagismo afetam também os pacientes com diabete

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tenho diabete tipo 2, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.