Partilhar

Como comer se tenho psoríase

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como comer se tenho psoríase

A psoríase é uma doença de pele que se manifesta através de sintomas como o aparecimento de manchas vermelhas em relevo, descamações, irritação e coceira. Principalmente, são afetadas partes do corpo como cotovelos, joelhos, costas, couro cabeludo e nádegas. No caso de ter psoríase é fundamental seguir as indicações do médico, além de fazer algumas mudanças na alimentação diária para proteger a saúde da sua pele e conseguir recuperá-la com eficácia e rapidez. Preste atenção ao seguinte artigo de umComo e descubra como comer se tem psoríase.

Também lhe pode interessar: Como tratar a psoríase

Alimentação para a psoríase

A alimentação tem um papel importantíssimo na saúde da pele, e apesar da psoríase precisar de um tratamento médico específico, seguir uma dieta adequada também é fundamental para reparar os tecidos danificados da derme e ajudar a recuperar o seu estado natural o quanto antes. Neste caso recomenda-se uma dieta que contenha alimentos que por um lado ajudem a equilibrar as toxinas presentes no corpo e, por outro, sejam excelentes para manter uma pele saudável. A seguir mostramos o que comer e evitar se sofre de psoríase.

Alimentos ricos em antioxidantes

Em uma dieta indicada para pacientes com psoríase é especialmente importante o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, já que têm a capacidade de neutralizar as toxinas e a oxidação das células favorecendo o estado adequado do organismo e da saúde da pele. Entre os alimentos com mais propriedades antioxidantes encontramos:

  • Frutos vermelhos
  • Tomates
  • Frutas como kiwi ou cítricas
  • Carnes magras
  • Peixes

Alimentos com vitamina A e C

Além disso, as vitaminas A e C não devem faltar em uma dieta para melhorar os sintomas próprios da psoríase. A vitamina A é perfeita para reparar as células que formam a pele assim como para prevenir infecções, aumentando as defesas e fortalecendo o sistema imunológico. Por sua vez, a vitamina C é excelente para favorecer a cicatrização da pele e prevenir seu envelhecimento prematuro. Não hesite em incluir na sua alimentação:

  • Vitamina A: cenouras, abóbora, vegetais de folha verde (brócolis, espinafre, repolho, etc.), lácteos desnatados e frutas como o melão, o damasco ou a manga.
  • Vitamina C: frutos vermelhos, frutas cítricas, mamão, goiaba, abacate, espinafre, canônigos, couve-flor, ervilhas, rabanetes, aipo, etc.

Alimentos com ácido fólico

O ácido fólico ou vitamina B9 é um nutriente que exerce um efeito muito positivo na recuperação de pacientes com psoríase, já que ajuda a regular a produção excessiva de células cutâneas que acabam causando a manifestação desta doença de pele. Os alimentos com maior quantidade de ácido fólico são:

  • Legumes: grão-de-bico, lentilhas, feijão seco.
  • Espinafre.
  • Aspargos verdes.
  • Frutas como laranjas e abacates.
  • Cereais integrais.

Dieta rica em ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 também são uma magnífica opção para a sua alimentação se sofre de psoríase, pois além de proteger a saúde do coração, contribuem na produção de membranas celulares e possuem propriedades anti-inflamatórias que são boas para melhorar problemas de pele. Você pode obter estes ácidos graxos através de um consumo moderado de alimentos como:

  • Peixes azuis: salmão, bacalhau, arenque ou anchovas.
  • Sementes: de chia, de linhaça ou de sálvia.
  • Frutos secos: nozes, avelãs, almêndoas.
  • Soja.
  • Pepino.

O que NÃO comer se tem psoríase

Depois de saber quais são os alimentos mais benéficos para o tratamento da psoríase, também é fundamental evitar o consumo dos que podem agravar este problema, aumentando a vermelhidão e a coceira que produz e comprometendo o estado da sua pele. Evite, principalmente:

  • Leites e queijos de vaca.
  • Carnes gordurosas.
  • Alimentos fritos.
  • Embutidos.
  • Alimentos com alto teor de açúcar.
  • Vinagre e especiarias.
  • Álcool

Lembre-se que a sua melhor opção é uma dieta pobre em gorduras e um consumo moderado de proteínas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tenho psoríase, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como comer se tenho psoríase

2 comentários
A sua avaliação:
miriam felipe
boa noite,sinto muita coceira nas solas do pé e nas mãos,qual medico devo procura? não aguento mais.
JANE MOREIRA CHAVES PEREIRA
Gostei muito do conteúdo, simples porém muito bem resumido, descobri que tenho psoríase aos 19 anos, na hora bateu um desespero, a falta de informação era grande,mas me mantive firme pois se têm uma coisa que o portador dessa doença não pode ter é ansiedade, que agrava muito as lesões.Hoje as 47 anos sei que quanto menos remédio melhor para o tratamento, só uso alopatia em caso de crises fortes. Dou preferência aos tratamentos naturais para manutenção da doença. Sempre pesquiso sobre novas descobertas para o uso da natureza a nosso favor. Parabéns pela iniciativa deste site.
Editor umComo.com.br
Olá Jane, muito obrigado pelo seu comentário e incentivo! Esperamos que continue acompanhando os nossos conteúdos :)

Como comer se tenho psoríase
Como comer se tenho psoríase

Voltar ao topo da página