Como comer se tiver cálculos biliares

Como comer se tiver cálculos biliares
Imagem: larepublica.pe

As pedras na vesícula ou cálculos biliares são formados na maior parte dos casos por acúmulo de colesterol, apesar de que também é possível encontrar pedras produzidas por excesso de bilirrubina na bílis. Devido à sua origem, para melhorar o estado do paciente e prevenir a formação de novas pedras, é imprescindível realizar algumas mudanças na alimentação depois do paciente ser diagnosticado. Mas por onde começar? Em umComo.com.br explicamos para você como comer se tiver cálculos biliares.

Passos a seguir:
1

A maioria dos pacientes com cálculos na vesícula não apresentam nenhum sintoma até que as pedras, por culpa de um movimento, passam a obstruir os canais císticos ou colédocos. É então que costumam aparecer os primeiros sintomas dos cálculos biliares.

Depois de terem sido diagnosticados é fundamental realizar algumas mudanças na nossa alimentação e hábitos para garantir uma melhoria. As pessoas que sofrem de diabetes, obesidade, cirrose hepática, anemia hemolítica ou perda de peso acelerada são mais propensas a ter este problema.

2

A alimentação de uma pessoa com pedras na vesícula deve se centrar em evitar os produtos que provocam a contração da vesícula, pois isto poderia gerar dor e desconforto. Recomenda-se diminuir a ingestão de gorduras pois elas podem aumentar a inflamação dessa zona, causando dores. É importante, portanto:

  • Reduzir o consumo de frituras e comida de lixo.
  • Diminuir a ingestão de enchidos pelo seu alto teor em gordura.
  • Se for comer carne, prefira alternativas magras como frango ou peru e limite o consumo de carne vermelha, pois devido ao seu conteúdo de purina pode aumentar os desconfortos.
3

Os cereais integrais, as sementes e os legumes, devido ao seu alto conteúdo de fibra insolúvel, também não são recomendados quando tiver pedras na vesícula. Não consuma vegetais crus (por exemplo, em saladas) e prefira comida preparada ao vapor ou cozida, desta forma poderá evitar os desconfortos.

4

Se tiver pedras na vesícula, para se alimentar sem prejudicar sua saúde é bom evitar os alimentos considerados estimulantes, e é recomendável moderar o consumo de:

  • Açúcares, tanto processados como naturais, pois estimulam a bílis.
  • Cafeína e teína.
  • Bebidas açucaradas como refrigerante.
  • Chocolate.
  • Álcool.
5

Outra das medidas a considerar ao se alimentar caso tenha pedras na vesícula, é a quantidade. Evite refeições abundantes e prefira porções menores, várias vezes por dia. Deste modo evitará os desconfortos.

Também não é recomendável beber líquidos muito frios ou comer alimentos muito quentes. Prefira produtos à temperatura ambiente ou mornos para evitar a dor.

6

As pedras na vesícula contam com um tratamento que pode ajudar a aliviar os sintomas, no entanto a alimentação é um aspecto importante. Só nos casos onde as pedras estiverem gerando uma obstrução considerável ou muitas dores será necessária uma intervenção cirúrgica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tiver cálculos biliares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.