Como comer se tiver colite

Como comer se tiver colite
Imagem: elimpulso.com

A colite ou inflamação da mucosa do cólon é uma doença comum e muito incômoda para a maioria dos pacientes, aparecendo com sintomas como diarreia, dor abdominal, flatulências ou desidratação. A alimentação é um fator essencial no tratamento da colite, não só para ajudar na recuperação mas também para evitar os problemas ocasionados pelos sintomas. Por isso em umComo.com.br explicamos como comer se tiver colite.

Passos a seguir:
1

Existem vários tipos de colite em função de sua origem e duração. No entanto, em todos os casos, além da medicação pontual, cuidar da alimentação é algo fundamental. Os tipos de colite são os seguintes:

  • Colite ulcerosa: apresenta úlceras no cólon e na zona do reto que podem passar também ao intestino
  • Colite vírica: ocasionada pela presença de um vírus e normalmente transitória
  • Colite amebiana: aparece por uma infecção de amebas
  • Colite poliposa: surge quando aparecem pólipos nas últimas partes do cólon
  • Colite pseudomembranosa: produz-se quando o intestino grosso se infecta com a bactéria clostridium difficile e ela passa ao cólon
  • Colite isquêmica: deve-se à obstrução de uma artéria onde o cólon deixa de receber a oxigenação necessária
  • Colite idiopática: cuja causa é desconhecida
2

Para evitar a diarreia, dor abdominal, flatulências e desconforto em geral, é fundamental cuidar do que comemos. Quanto à proteína e aos laticínios, em uma dieta para tratar a colite devemos:

  • Incluir carnes magras como o frango, o peru ou o peixe, bem cozinhados sempre na chapa, no forno, ao vapor ou cozidos
  • Evitar a carne vermelha
  • Evitar os frios devido ao excesso de gordura que contêm
  • Diminuir a ingestão de lácteos e se possível, eliminá-los completamente. O leite, o iogurte, os queijos e a manteiga não são recomendados em casos de colite. Prefira sempre o leite vegetal (de soja, amêndoa ou arroz)
3

É favorável comer vegetais sempre que não forem flatulentos. Verduras como a cenoura, a abobrinha ou a batata podem ser incorporadas à dieta, no entanto devem ser evitados:

  • Os legumes como grão-de-bico, lentilhas ou feijão, pois geram flatulências e inflamam mais a mucosa do cólon
  • Vegetais flatulentos como a cebola, o brócoli, as couves, o repolho ou o alho
  • Vegetais crus, pois demoram mais para serem digeridos e aumentam a possibilidade de ter desconfortos.
4

Ao comer com colite você pode incluir carboidratos mas sempre em preparações simples: arroz branco, massa com molhos leves, pão de cereais, bolachas simples sem muito conteúdo de açúcar.

Quanto as frutas, a maçã, o mamão e a banana são ótimas opções. Todas as frutas podem ser consumidas mas preferivelmente sem casca, pois como ela é rica em fibra pode aumentar a diarreia.

5

Em uma dieta para a colite devem ser evitados todos os tipos de frutos secos, nozes, sementes e pipoca de milho. Estes alimentos geram flatulências, aumentam a inflamação da mucosa do cólon e favorecem a dor abdominal.

Recomenda-se reduzir a ingestão de refrigerantes e bebidas estimulantes como café, chá ou álcool. O chocolate também não é favorável se você tiver colite.

6

Para melhorar o estado da colite também deixe de lado comidas com temperos fortes, principalmente a comida picante. Tire de sua dieta a comida "lixo", as frituras e as preparações gordurosas.

Siga as instruções de seu médico caso ele tenha mandado alguma medicação específica, e coma seguindo estas recomendações. Deste modo conseguirá aliviar a colite e se sentir muito melhor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tiver colite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.