Como comer se tiver intestino irritável

Como comer se tiver intestino irritável
Imagem: revistamundonatural.com

O síndrome do intestino irritável também conhecido como cólon irritável, é uma das doenças digestivas crônicas mais comuns. Caracteriza-se por dores abdominais acompanhadas de mudanças no ritmo intestinal que podem produzir diarreia, prisão de ventre ou outros sintomas desagradáveis que aumentam a sensibilidade do paciente a determinados alimentos. Ainda que não se conhecem suas causas exatas, uma vez diagnosticada é muito importante que o paciente se alimente de forma adequada para evitar episódios desagradáveis. Se não sabe por onde começar, em umComo.com.br explicamos como comer se você tem intestino irritável.

Passos a seguir:
1

A síndrome do intestino irritável por não ter uma origem que possa ser determinada de forma precisa, também não tem um tratamento específico, além de cuidar da alimentação, evitar episódios de estresse e fazer exercício de forma frequente para melhorar o estado do intestino e evitar o mal-estar. Se seguem estas recomendações, o estado de saúde do paciente apresenta melhoras surpreendentes.

2

Se você tem cólon irritável deve evitar comer de forma abundante. Prefira, em vez disso, as porções menores e opte por comer cinco vezes ao dia, em vez de grandes porções apenas três vezes ao dia.

Seguir esta recomendação é importante para favorecer a digestão e evitar as irritações ocasionadas pelo intestino irritável.

3

Também é importante comer de forma lenta e mastigar os alimentos de maneira adequada. Comer rápido não só afeta nossa digestão mas também favorece a produção de gases, o que aumenta as moléstias nos casos da síndrome do intestino irritável.

4

Se você sofre de cólon irritável, deve evitar ou eliminar da sua dieta aqueles alimentos que aumentam o mal-estar e os sintomas, por exemplo:

  • Os alimentos e comidas muito gordurosas (frios, comida lixo, frituras, etc.)
  • Os açúcares processados, doces e bolos
  • Alimentos estimulantes como o café, chá, chocolate ou refrigerantes
  • Álcool
  • Lacticínios: leite, queijo, iogurte, manteiga
  • Comidas picantes ou com especiarias, pois irritam mais o intestino
  • Alimentos que produzem flatulências como a família das couves, os grãos, a cebola ou os frutos secos
5

Para comer com intestino irritável é importante seguir uma dieta saudável na que preferivelmente não se incluam os alimentos anteriormente mencionados. É importante que:

  • Opte sempre por preparações saudáveis como comidas ao forno, na chapa, ao vapor ou cozidas
  • Evite os doces e opte pelas frutas
  • É importante que elimine da sua dieta ou evite os vegetais e legumes que produzem flatulências, pois sua ingestão aumenta bastante o mal-estar
  • Mantenha-se bem hidratado consumindo pelo menos dois litros de água por dia
  • Evites os lacticínios e consuma em seu lugar produtos de soja
  • Mantenha os níveis de estresse baixos e pratique diariamente alguma atividade ou esporte, pois isto favorece o trânsito intestinal, reduz os sintomas, diminui a tensão e melhora sua saúde
6

Existem alguns medicamentos para aliviar os incômodos ocasionados pelo cólon irritável, mas os mesmos só devem ser consumidos sob supervisão médica e depois da prévia indicação de um especialista.

Seguindo estas sugestões e as indicações do seu médico, você conseguirá controlar o seu intestino irritável e aprender a viver muito melhor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tiver intestino irritável, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.