Como construir um reservatório de água

Como construir um reservatório de água

Existem muitas formas de se reaproveitar água, uma delas é por meio de reutilizar a água proveniente máquina de lavar roupas, para isso você precisa de um reservatório para captar a água que é despejada das lavagens de roupas. Neste artigo umComo te ensina como construir um reservatório para captar essa água e não só economizar um pouco com conta de água mas também ajudar o meio ambiente. Confira o passo a passo para construir seu reservatório de água.

Passos a seguir:
1

Para construir um reservatório de água você vai precisar de alguns materiais, todos eles tem seu custo e podem ser encontrados em lojas de materiais de construção, não se preocupe pois o preço a se pagar pela construção do reservatório é compensada pela economia que ele te proporciona.

2

Materiais para construir o reservatório:

  • Reservatório de água, pode ser um tanque de preferencia que possa ser fechado e possua abertura para entrada e saída de água, com no mínimo 60 litros, o ideal é 100 litros.
  • Bomba centrífuga para máquina de lavar
  • Uma mangueira com diâmetro semelhante à 22mm e espessura de 2mm com comprimento de 1,5 à 2 metros
  • Outra mangueira com as mesmas proporções de diâmetro e espessura mas com metade do comprimento da anterior
  • Uma abraçadeira metálica para entrada da bomba no fundo do reservatório
  • Duas abraçadeira com diâmetro máximo de 27mm, uma para a saída da bomba e outra para ser fixada na lateral do reservatório.
  • Interruptor próximo a bomba para poder liga-la
  • Fita isolante e solda estanho.

OBS: O uso da bomba não é totalmente necessário, mas você precisará dela caso pretenda levar a água do reservatório até algum local mais elevado que o mesmo. Caso o reservatório esteja no mesmo nível do local que você quer levar a água, você pode simplesmente deixar um furo com rosca (onde ficaria a saída para a bomba) para plugar a mangueira.

3

Agora que você já possui os materiais necessários para a construção do reservatório, primeiramente faça dois furos no futuro reservatório. Um deve ficar na parte de cima (a não ser que haja uma tampa, que você pode deixar aberta para a coleta da água) e o outro furo na parte de baixo. Que será utilizado para a saída da bomba, e se não houver bomba você precisará fazer uma saída para plugar a mangueira.

4

Os furos podem ser feitos com uma furadeira de broca ou com um cano de metal aquecido. Para que não haja aberturas para vazamento utilize a fita isolante ou solda de estanho, a não ser que o material do reservatório seja de um plástico não muito resistente à calor, nesse caso opte pela fita isolante para poupar o máximo de água possível.

5

Agora que você possui o seu reservatório lembre se de quando for lavar as roupas sempre colocar o cano da saída de água da máquina para poder armazenar a água que sobra da lavagem.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como construir um reservatório de água, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.