Como consumir mirtilos para a infecção urinária

Como consumir mirtilos para a infecção urinária

Com certeza que já ouviu alguma vez que se você é propenso a sofrer de infecções urinárias, deve ter suco de mirtilos na sua despensa. Este é um remédio muito antigo que se baseia nas propriedades que este fruto tem para nos ajudar a lidar com a principal bactéria que provoca a cistite, uma das infecções urinárias mais frequentes que sofrem, antes de mais, as mulheres adultas. Além disso, trata-se de um remédio diurético que nos ajudará a limpar a bexiga eliminando todas as toxinas e, assim, prevenir que possamos voltar a sofrer desta condição. Em umComo vamos contar como consumir mirtilos para a infecção urinária explicando para você tanto as suas propriedades como o melhor modo para o incluir na sua dieta.

Passos a seguir:
1

Dentro das infecções urinárias, a cistite é a que se destaca acima de todas, pois é a mais comum. Causada, principalmente, pela bactéria Escherichia coli que se adere às paredes da bexiga fazendo com que tenhamos os sintomas frequentes desta condição: ardor ao urinar, desconforto na zona baixa do abdômen, ardor na zona íntima, etc. Quando esta bactéria penetra no interior do nosso trato urinário é quando podemos apresentar estes sinais e, para expulsar essa bactéria, temos que seguir um tratamento específico receitado por um especialista pois, na maioria dos casos, prescreve-se a ingestão de antibióticos.

Mas, desde sempre que, existe um tratamento natural que ajuda o nosso corpo a estar prevenido perante possíveis infecções urinárias e que ajuda a combatê-la. Falamos dos mirtilos vermelhos que têm uma função antisséptica e antibiótica com os germes que causam esta condição.

2

Propriedade antiaderente do mirtilo vermelho

O principal motivo pelo qual se recomenda consumir mirtilos para a infecção urinária é que contém uma propriedade antiaderente que permite que as bactérias que possam provocar a doença não possam se colar às paredes da bexiga e, portanto, acabem sendo expulsas do nosso organismo por via natural.

Isto acontece porque o mirtilo contém proantocianidinas, um grupo de compostos polifenólicos que evitam a aderência das bactérias ou agentes infecciosos externos aos nossos órgãos internos, sobretudo a bactéria Escherichia coli que, como já referimos, é a principal responsável pela cistite.

Graças a esta propriedade, também se está estudando o uso de mirtilos vermelhos para o tratamento e prevenção de outras condições da bexiga como, por exemplo, a prostatite ou a pielonefrite.

3

Propriedade diurética do mirtilo vermelho

Além da interessante propriedade anterior que indicamos, os mirtilos também são perfeitos para tratar as infecções de urina por atuarem como um potente diurético natural, ou seja, contribuem para a limpeza interna dos órgãos através da urina graças ao seu conteúdo em água e às suas propriedades antibacterianas. Isto faz com que seja um ingrediente ideal para conseguir desintoxicar o corpo e que eliminemos todas as possíveis bactérias que estejam na nossa bexiga e intestinos.

Ao reduzir as bactérias que temos na bexiga, os mirtilos ajudam-nos a prevenir a proliferação de uma nova infecção urinária e, portanto, recomenda-se que as pessoas que são propensas a essa infecção os tomem de forma diária e, assim, estarão prevenidas.

Além disso, este fruto vermelho também modifica a urina tornando-a mais ácida e, portanto, os germes não podem se desenvolver com a mesma facilidade em um meio tão ácido como o que provocam os mirtilos.

Sugestão: Por que sempre tenho infecção urinária?

4

Assim, se quiser aliviar o desconforto causado pela infecção urinária, bem como evitar voltar a sofrer dela, recomenda-se que adicione suco de mirtilos vermelhos na sua dieta para, assim, aproveitar ao máximo as propriedades que acabamos de explicar para você.

Como tomar o suco de mirtilos

No geral, recomenda-se tomar um copo de suco de mirtilos puro 3 vezes ao dia. É importante que seja puro, ou seja, deve ser natural e não um preparado açucarado ou com um substituto de mirtilos pois, se optar por esta segunda opção, não vai sentir nenhuma melhoria no seu estado de saúde. Pode comprar suco natural em qualquer loja de produtos naturais que o administrarão sem aditivos nem tóxicos.

Além disso, é altamente recomendável que, para incentivar o seu efeito diurético, tome 2 litros de água por dia que ajudará você a limpar o seu corpo e a eliminar as bactérias que tenha na bexiga e que possam estar provocando a infecção. Durante os dias em que estiver com esta condição recomenda-se que NÃO tome álcool nem cafeína pois são duas bebidas que causam desidratação e podem chegar a irritar o trato urinário.

Se quer fazê-lo você mesmo em casa, convidamos você a ler o nosso artigo sobre como fazer suco de mirtilos.

5

Deve saber que, se não gostar do sabor desta fruta, pode optar por cápsulas de mirtilos vermelhos disponíveis em lojas de produtos naturais. Tratam-se de preparados que contêm compostos de mirtilos e que permitirão a você aproveitar os seus benefícios sem ter que o beber. De qualquer forma, devemos observar que a sua apresentação em suco é bem mais eficaz que em comprimidos.

Ao contrário dos antibióticos, este remédio não apresenta efeitos colaterais e pode ser tomado por tempo ilimitado, pois ajudará você a estar prevenido perante a cistite. Em umComo, no entanto, lembramos você que é sempre importante consultar um especialista antes de introduzir alguma mudança na sua dieta.

Em umComo contamos para você como tratar a infecção urinária para que saiba o tratamento que se costuma seguir para superar esta condição.

Dica: Acesse também esse artigo que lista os sintomas de irritação na bexiga!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consumir mirtilos para a infecção urinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.