Como contar as palavras por minuto em um discurso

Como contar as palavras por minuto em um discurso

Ao pronunciar um discurso, o tempo é tudo, e você deve se certificar de não permanecer muito tempo no pódio. Se seu discurso for muito longo, o público pode chegar a ficar inquieto e aborrecido, se for muito curto, não pode fazer seu ponto de ressonância. Por estas razões, conhecer seu tempo de discurso é útil. Quando se sabe quantas palavras em média por minuto você diz, é possível prever quanto tempo levará seu discurso antes que você o leia em voz alta. Isto faz com que sua escrita e o processo de edição sejam mais rápidos e fáceis.

Vai precisar de:
  • Cronógrafo
Passos a seguir:
1

Escolha um texto que contenha aproximadamente 500 palavras longas, para praticar a leitura em voz alta. Este texto não tem que ser o do seu discurso. Como a taxa média de expressão é entre 80 e 150 palavras por minuto, um texto de 500 palavras deveria levar alguns minutos para ler.

2

Meça o tempo que demora para ler o texto em voz alta, com um cronômetro. Lembre-se dos princípios básicos de pronunciar um discurso, como não falar muito rápido e manter um ritmo uniforme.

3

Pare o cronômetro quando terminar o texto. Divida o número de palavras (500) pela quantidade de minutos que levou para ler o texto até o final. O resultado desta divisão dará a velocidade por minuto que dura a sua fala. Por exemplo, se leva quatro minutos para ler o texto, o ritmo é de 125 palavras por minuto.

4

Conte as palavras de seu discurso. Divida esse número pelo número de palavras lidas por minuto. O número resultante é a quantidade de minutos que durará seu discurso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contar as palavras por minuto em um discurso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.