Partilhar

Como contar as semanas da gravidez

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como contar as semanas da gravidez

Estar grávida é uma benção e um privilégio, pois gera-se dentro de nós um pequeno ser que, daí a pouco tempo, representará tudo para nós e será o nosso maior orgulho. Por essa razão, é natural que as grávidas contem meticulosamente o tempo que falta para dar à luz o seu rebento. Devido ao fato de ser difícil saber com exatidão o dia em que o óvulo foi fecundado e, consequentemente, se começou a gerar o embrião, existe um forma de calcular as semanas da gravidez e prever a data do parto. Para aprender como contar as semanas da gravidez, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como planejar uma gravidez
Passos a seguir:
1

Todo o mundo sabe que uma gravidez dura cerca de 9 meses, mas seu médico de família irá falar em semanas. Para que você não fique confusa será útil saber contar as semanas da gravidez.

Como contar as semanas da gravidez - Passo 1
2

Assim sendo, saiba que a duração média de uma gravidez são 266 dias desde o dia da fecundação ou 280 dias desde o dia da sua última menstruação. Isso significa que uma gravidez pode durar entre 37 e 42 semanas, dependendo do ciclo menstrual de cada mulher.

3

A forma mais segura de prever a data do parto é você se guiar pelo primeiro dia da sua última menstruação e contar 40 semanas a partir daí.

4

Na internet poderá encontrar algumas calculadoras virtuais que fazem o cálculo por si e a informam da data provável do nascimento do seu bebê, você apenas terá de saber a data concreta da sua última menstruação.

5

Caso você não consiga recordar da data da última menstruação, também chamada de DUM, uma forma de calcular as semanas da sua gravidez é fazendo um exame de ultrassom. Faça-o o mais cedo possível a partir do momento em que sabe que está grávida, pois assim conseguirá resultados mais precisos relativamente à data do nascimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contar as semanas da gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como contar as semanas da gravidez

2 comentários
Carlos
Quero saber se o filho e meu a criança nasceu 31/01/2018 qual a provave dia da relação sexual?
fatima
Oi boa tarde,,gostaria q mi respondesse essa pergunta,, olha essa foi minha primeira gravidez sou muito feli pelo meu filho,, a minha primeira ultra foi no dia 29/11/2013, e deu q estava de 11, 6 dias,,, com desviu padrao de 0.5semana,,, eu tirei meu bb dia 5 de junho de 2014 com quantas semanas eu tava mesmo,,? Foi cezariano

Como contar as semanas da gravidez
1 de 6
Como contar as semanas da gravidez

Voltar ao topo da página