Partilhar

Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar

É claro que deixar um vício nunca é tarefa fácil, é preciso força de vontade e muita convicção, mas não é algo impossível. Longe de sentir fraqueza, deve ter a capacidade e vontade de deixar aquilo que lhe prejudica a sua saúde. Abandonar o tabaco, é sem dúvida para muitos um grande desafio que lhes gera muita inquietação, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para saber como controlar a ansiedade ao deixar de fumar.

Também lhe pode interessar: Como deixar de fumar
Passos a seguir:
1

Comece por racionalizar os seus pensamentos, quando já fuma à muito tempo o ato de acender um cigarro é quase instintivo, não tem que pensar muito, é algo que faz por hábito. Pensar que não precisa disso, tentar superar mentalmente esse hábito e sentir-se capaz de o fazer irá ajudar bastante a reduzir a ansiedade e o estresse.

2

Veja o lado positivo, em vez de estar a fazer algo que não precisa, que pode ser prejudicial para a sua saúde, não o está fazer, e pense em como é bom ter conseguido alcançar esse objetivo, no bom que isso é para a sua saúde, para o seu rendimento, para os seus pulmões, ao pensar em tudo isto conseguirá diminuir a inquietação.

Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar - Passo 2
3

Ocupe a sua mente, isto é fundamental, pois de certeza que quando fumava, quanto mais ocupado estava menos cigarros fumava, menos tempo tinha para pensar nisso. Por isso, um grande exercício para fazer desaparecer a inquietação é encontrar um novo hobbie.

4

Faça exercício físico, isto fará com que se sinta mais saudável e permitirá testar como a sua capacidade pulmonar melhorou ao deixar o tabaco, além disso servirá para manter a sua mente ocupada e no geral para diminuir o estresse.

Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar - Passo 4
5

Mantenha a sua força de vontade e lembre-se porque deixou de fumar, entenda que embora no início seja difícil depois conseguirá superá-lo e conseguirá continuar a sua vida sem este hábito nocivo. Para conseguir não deixar o seu propósito, em umComo recomendamos que tenha um controle exaustivo desde o dia em que começou a deixar o tabaco e que vá oferecendo a si mesmo prêmios e recompensas.

Por exemplo, pode prometer que se chegar às 2 semanas sem fumar, comprará essas botas ou esse perfume que tanto gosta. Estas motivações extra são uma forma de tentar premiar o seu esforço e se sentir bem consigo mesmo.

6

Mas para poder controlar a ansiedade de fumar, além destes processos mentais que acabamos de lhe indicar, também é recomendado que leve a cabo uma série de tratamentos que o tornarão mais fácil. Na farmácia encontrará produtos pensados para este fim como os adesivos, as chicletes de nicotina ou os cigarros eletrônicos.

Mas se preferir alternativas mais naturais, com certeza que gostará de saber que existem algumas ervas e alimentos que têm propriedades ótimas para reduzir a ansiedade e conseguir deixar de fumar de uma forma mais fácil como, por exemplo, a canela ou o gengibre. Neste artigo mostramos para você os remédios para deixar de fumar que podem ajudá-lo a conseguir.

Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Lembre-se que o está a fazer é pela sua saúde, por isso foque-se em superar a ansiedade e conseguir alcançar a meta.

Escrever comentário sobre Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Raul Zacarias dos Santos
Boa noite. hoje tive uma sensação estranha quando estava fumando. dei uma tragada e senti uma queimação na cabeça e uma dor, no lado esquerdo, sensação de choque e parecer estar escorrendo algo dentro da cabeça, isto por volta das 13:30 h. Ate agora não fumei mais, pois, sinto muita tontura e queimação na cabeça. será que já causou alguma lesão no meu cérebro?
Editor umComo.com.br
Oi Raul! Você precisa consultar um médico com urgência para que ele faça um exame físico e ofereça um diagnóstico adequado.
A sua avaliação:
Cirlei Chulli
O artigo é esclarecedor
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Cirlei! Muito obrigado pelo seu comentário, continue nos acompanhando :)

Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar
1 de 4
Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar

Voltar ao topo da página