Controlar a ira

Como controlar a ira

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 março 2020
Como controlar a ira
Imagem: funlol.ru

Quando sentimos uma enorme raiva ou fúria, costuma-se dizer que somos presas da ira. Em certas ocasiões, entretanto, essas emoções podem nos fazer passar dos limites, gerando ataques passíveis de desencadear reações violentas. Assim, uma pessoa que tem um ataque de ira é capaz de agredir outra, causar danos a objetos materiais ou inclusive a si mesmo. Por isso, em umComo.com.br, explicamos-lhe como controlar a ira e aprender a lidar melhor com o incômodo e a frustração.

Também lhe pode interessar: Como controlar os impulsos agressivos

Passos a seguir:

1

Quando estamos diante de uma situação que gera ira, apresentamos determinadas manifestações físicas. Portanto, é normal sentirmos o coração acelerar, nosso rosto enrubescer devido ao aumento das pulsações, e nossa adrenalina subir. É neste momento que devemos nos controlar para evitarmos uma explosão.

2

Em primeiro lugar, é importante saber que todos nós sentimos raiva, incômodo ou frustração. Estas emoções são conhecidas por todos os humanos, no entanto, nem todas as pessoas se deixam levar por elas.

O primeiro passo para controlar a ira é entender que podemos e devemos ter o controle de nossas emoções e não permitir que elas nos controlem. Acima de tudo, somos seres humanos racionais e é exatamente a nossa capacidade de raciocínio que nos diferencia dos animais. Por isso, empregue o seu sentido comum e não se deixe arrastar pela emoção diante de uma situação que causa ira.

3

Quando sentir que a ira está se apoderando de você, encontre alguma forma adequada para expressar as suas emoções sem apelar para a violência. É importantíssimo aprender a canalizar a ira e convertê-la em uma ação que o/a ajude a resolver seus conflitos e não potenciá-los. Se no começo você se sentir incapaz, o melhor é distanciar-se momentaneamente daquilo que o/a aborrece, com o fim de clarear as ideias e acalmar-se.

4

Há um truque para controlar a ira bastante eficaz que certamente já deve ser do seu conhecimento: respirar profundo.

Respirar profundamente ajuda a oxigenar o cérebro. A concentração no ritmo das respirações acalmará sua mente e ajudará a dissipar o incômodo. Após passar alguns minutos respirando profundamente, pense bem o modo como deve agir para resolver aquilo que lhe causa ira, e lembre-se de não se deixar levar pela emoção, e sim pelo seu lado racional.

5

É importante que aprenda a controlar a sua ira e a canalizá-la para as palavras e não para as ações violentas. Dessa forma, é necessário falar de forma pausada, tentando expressar aquilo que o/a aborrece para a outra pessoa, sempre dialogando e nunca gritando. Evite discutir, porque isto poderia aumentar a sua ira e afetar também a outra pessoa.

6

Também é conveniente mudar o nosso padrão de pensamento para aprender a controlar a ira. Devemos ser responsáveis por nossas ações e não tentar culpar sempre os outros pelos acontecimentos; e ainda que estejamos aborrecidos, em algumas ocasiões, somos os culpados pelo que nos causa frustração. Lembre-se de que os atos têm consequências.

7

Muitas vezes, os ataques de ira estão vinculados a problemas muito profundos. Nesses casos, para controlar a ira será necessário fazer uma mudança radical no estilo de vida, procurando aperfeiçoar-se através de diversas atividades que estimulem a calma e o relaxamento.

Em umComo, recomendamos que faça exercícios com frequência, e que pratique atividades relaxantes, como a ioga ou a meditação e que encontre um hobby de sua preferência que ajude a potencializar a concentração e manter a calma.

8

Há ocasiões em que é possível aplicar todas estas mudanças sem a ajuda de terceiros, mas quando os problemas de ira são importantes e se traduzem em ataques violentos constantes, é fundamental procurar ajuda para controlar a ira. Portanto, em umComo, recomendamos que visite um terapeuta, que poderá ajudá-lo a encontrar as causas da sua frustração e canalizá-las de forma adequada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar a ira, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: funlol.ru
Como controlar a ira