Como controlar a pressão arterial na gravidez

Como controlar a pressão arterial na gravidez
Imagem: embarazada.com

A pressão arterial, conhecida também como tensão arterial, é a força com que o sangue viaja por nosso corpo, chegando em cada um dos órgãos. Quando a mesma é muito alta aumenta o risco de sofrer problemas cardiovasculares, e se for baixa a fadiga e o cansaço podem se manifestar de forma forte. Durante a gravidez é possível desenvolver hipertensão gestacional, uma condição que poderia derivar em pré-eclâmpsia e eclâmpsia, pondo em risco a vida da mãe e do bebê. Por isso, em umComo.com.br explicamos como controlar a pressão arterial na gravidez e manter a saúde de ambos.

Passos a seguir:
1

Aquelas mulheres que sofrem de pressão alta anterior à gravidez são mais propensas a sofrer de hipertensão gestacional. Porém, devido às muitas mudanças que o corpo sofre durante esta etapa, qualquer mulher poderia sofrer deste problema, por isso é importante vigiar alguns aspectos para manter a saúde durante toda a gravidez.

A pressão alta na gravidez, se não for corretamente monitorada, pode afetar órgãos da mãe como os rins e o coração, conduzir a um parto prematuro e originar baixo peso no feto. Em casos mais graves a mãe pode entrar em um quadro de pré-eclâmpsia, pondo em risco a vida de ambos.

2

Saiba que existem mulheres que são mais propensas a sofrer de pressão arterial alta na gravidez, por isso se estiver em algum destes grupos, o melhor é falar com seu médico e monitorar muito de perto os valores de sua tensão arterial. Preste atenção se:

  • Você tem sofrido de hipertensão arterial antes da gestação;
  • Tem uma gravidez múltipla;
  • Sofre de obesidade;
  • Sofre de diabetes, artrite, lúpus ou problemas renais;
  • É menor de 20 anos ou maior de 40 anos;
  • Tem sofrido de hipertensão gestacional ou pré-eclâmpsia em uma gravidez anterior;
  • Há antecedentes de pré-eclâmpsia em sua família.
3

Para controlar a pressão arterial na gravidez é fundamental modificar alguns hábitos e prestar atenção a certos detalhes que ajudarão você a manter sua saúde. Para começar, é importante manter o correto controle pré-natal, indo a todas as consultas com seu médico e seguindo à risca todas as suas indicações.

4

Outro aspecto importante para controlar a tensão arterial na gravidez, é vigiar nossa dieta. Reduza a ingestão de sal, um dos principais detonantes desta condição, e evite também os alimentos com muita gordura, como os embutidos ou os produtos desidratados, também muito ricos em sódio.

5

Durante a gestação, pela saúde do feto, é importante deixar o tabaco e evitar ao máximo a ingestão de álcool. Estes dois aspectos são básicos tanto para controlar a pressão arterial como para manter você saudável.

6

Se sofre de hipertensão e está planejando uma gravidez, é importante que converse com seu médico sobre a forma adequada de substituir a medicação e fazer o rastreamento da gravidez; um maior controle ajudará a prevenir problemas mais graves.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar a pressão arterial na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.