Partilhar

Como controlar o mau humor

Como controlar o mau humor

Tem problemas com seu mau caráter? Sente que a sua raiva e humor causam problemas? Antes de mais, deve aceitar que ter mau humor é um estado de humor muito normal no ser humano e o que é realmente estranho seria nunca ter estes ataques de raiva. O problema é quando nesses ataques de mau humor tudo se torna escuro, e as ideias ficam desordenadas na sua mente. Em umComo.com.br vamos explicar para você como controlar o mau humor para que não descontrole a sua vida.

Também lhe pode interessar: Por que estou sempre de mau humor
Passos a seguir:
1

Vamos dar algumas recomendações para aprender a controlar o mau humor para que ele não controle a sua vida. Ainda que pareça difícil pô-lo em prática, a paciência é a base para ter sob controle essas emoções de raiva. Quando o mau humor aparece de forma imprevista, o melhor é respirar profundamente, assim conseguirá relaxar e inclusive pode ser que, dessa forma, chegue mais oxigênio ao seu cérebro para que gerencie suas emoções com menos estresse e ansiedade. Quando se enfrenta situações que sabe que vão angustiar você, o melhor é dar um passo atrás e evitar usar palavras ou gestos que reflitam o seu nervosismo ou raiva.

2

Outro bom conselho para controlar o mau humor é tentar dar-se conta de que quando está nesse estado, as pessoas se afastam de você. Não é positivo para as suas relações sociais estar sempre irritado e alerta, o ideal é tentar relaxar porque a raiva não só isolará você do mundo, mas prejudicará a sua saúde. Se está desconfortável ou cheio de raiva, se poder, respire e sente-se e inclusive, se estiver em lugar privado, deite-se. Faça o impossível para se acalmar e reduzir essa raiva ao máximo.

Como controlar o mau humor - Passo 2
3

É fundamental para controlar o mau humor contar até 10 e respirar profundamente para reagir da melhor forma. Depois desses segundos, pense, seja racional e verá como tudo tem solução e se, por exemplo, nota que está se alterando por ter uma conversa por mensagens com alguém, corte de imediato o assunto e ponto. Faça isso com educação e, assim que estiver com outro humor, retome a conversa com essa pessoa; às vezes, uma forma de controlar o mau humor é pensar em tudo de bom dessa pessoa e não no que irrita você.

4

Uma boa recomendação para fazer frente à raiva é que, ao dirigir-se a outras pessoas, evite por todos os meios sair do sério com elas. Os outros não têm por que pagar pelo seu humor, é você que deve saber gerenciar as suas emoções, não deve culpar os outros de nada, e mais, se poder ir a algum lugar onde possa gritar e descarregar, faça-o.

Deixe que as suas emoções acalmem, mas não descarregue nos inocentes. O importante é se centrar em que a vida está cheia de beleza e há sempre motivos para ser feliz.

Como controlar o mau humor - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar o mau humor, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como controlar o mau humor

Como controlar o mau humor
1 de 3
Como controlar o mau humor

Voltar ao topo da página