Como controlar o pH vaginal

Como controlar o pH vaginal

Manter o pH vaginal de forma adequada não só colabora com a higiene da área íntima da mulher como também evita problemas de saúde, como infecções por fungos e bactérias. Para tanto, aprenda a como controlar o pH vaginal com as informações e dicas simples, que devem ser seguidas todos os dias, reunidas pelo umComo.com.br sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

A vagina naturalmente possui pH ácido, o que é representado por um número menor do que sete. Enquanto isso, quando é maior, indica alcalinidade e, para que o pH esteja neutro, deve ser sete. Dessa forma, o pH, que é o potencial hidrogeniônico, pode variar de zero à 14. Quando a vagina está saudável, portanto, o seu pH deve ficar entre 3,8 e 4,2, uma vez que se estiver mais ácida do que o adequado existe o risco de infecções por fungos, como é o caso da candidíase.

2

Por outro lado, quando a vagina se torna alcalina, o risco é da mulher sofrer uma infecção por bactérias é maior, a exemplo da vaginose. Por causa disso, é de extrema importância para o seu bem estar que saiba controlar o pH vaginal, o que vai evitar muita dor de cabeça, já que todos os problemas decorrentes disso causam uma série de sintomas, como coceira, corrimento e outros e, por isso, devem ser tratados.

3

Vale dizer que bactérias e fungos existem na área íntima da mulher naturalmente e habitam a região sem causar danos à saúde. No entanto, quando há um descontrole do pH da vagina, tornando-o mais ácido que o adequado ou alcalino, ocorre o que se chama de desiquilíbrio da flora vaginal, com a proliferação dos microrganismos, o que resulta nas infecções. Para evitar que isso ocorra, os hábitos de higiene, muitas vezes, são suficientes, sem que haja a necessidade de usar produtos especiais.

4

Entre os cuidados necessários para manter a vagina ácida na medida certa, portanto, está evitar calças muito justas de tecidos sintéticos. O melhor é usar roupas de algodão, inclusive, calcinhas, pois esse tecido ajuda a transpiração da zona íntima. Se isso não acontecer, a vagina fica abafada, desequilibrando o seu pH e podendo iniciar quadros infecciosos. Já na hora de lavar a vagina, basta usar sabonete neutro e água, ou seja, é indicado evitar sabonetes com perfumes.

5

Mulheres com pele sensível podem usar sabonete hipoalérgico, mas não antisséptico, uma vez que esses podem eliminar até mesmo as boas bactérias que habitam a vagina e a pele. Esses microrganismos protegem o corpo e essa é mais uma razão para preferir sabonetes que não os agridem. Também é melhor se o sabonete que usa para a região íntima for usado apenas por você. O talco e o papel higiênico são outros produtos que não devem ter perfume.

6

É comum ainda a muitas mulheres usarem absorvente higiênico mesmo quando não estão menstruadas, como os protetores diários, mas esse hábito não é recomendado. Assim como roupas apertadas, eles prejudicam a ventilação local e aumentam a umidade. Já ao menstruar é importar trocar de absorvente com alguma regularidade, mesmo que ele não tenha muito sangue. Banhos quentes também podem descontrolar o pH da vagina.

7

Outras dicas para contribuir com o equilíbrio da flora vagina é dormir sem calcinha, não demorar muito a se higienizar depois da prática de exercícios físicos, secar bem a vagina depois do banho e lavar bem as calcinhas. Por fim, ao se limpar depois de fazer as suas necessidades, a mulher nunca deve passar o papel higiênico na região anal e depois na vagina, senão as bactérias de trás podem migrar para frente e causar infecções.

Leia também: Caroço nos grandes lábios, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar o pH vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.