Calcular a frequência cardíaca

Como controlar o ritmo cardíaco

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como controlar o ritmo cardíaco

O ritmo cardíaco ou frequência cardíaca define-se como as vezes que o coração bate por unidade de tempo e costuma ser expressada em pulsações por minuto. Trata-se das vezes em que se contrai o coração para bombear o sangue e distribuí-lo por todo o corpo; desta forma uma adequada frequência cardíaca é fundamental para o correto funcionamento do sistema cardiovascular e do corpo em geral. Há, também, vários tipos de frequência cardíaca baseada na atividade que está sendo desenvolvida. Para que você mesmo possa contar suas pulsações por minuto, neste artigo de umComo.com.br explicamos como controlar o ritmo cardíaco.

Também lhe pode interessar: Qual é o ritmo cardíaco normal
Passos a seguir:
1

Você deverá tomar a frequência cardíaca no pulso, que pode ser em qualquer um dos dois.

2

Para isso, deverá pressionar de forma suave a parte interna do pulso.

3

Coloque os dedos indicador e coração sobre a base do polegar.

4

Conte o número de batimentos durante 10 segundos.

5

Multiplique este número por 6 para calcular a frequência cardíaca em batimentos por minuto.

6

Deverá obter um valor entre 50 e 100 batimentos por minuto, que corresponda à frequência cardíaca em repouso nas pessoas adultas. No entanto, ao realizar exercício físico ou em situações de estresse, o ritmo cardíaco aumenta e, portanto, o valor será diferente.

7

Você descobrirá mais sobre as diferenças no ritmo cardíaco no nosso artigo sobre Quais são os tipos de frequência cardíaca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar o ritmo cardíaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como controlar o ritmo cardíaco