Partilhar

Como controlar os gases na gravidez

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 14 março 2018
Como controlar os gases na gravidez

O período gestacional é um dos mais felizes da vida de uma mulher. No entanto, existem alguns sintomas indesejados que fazem a futura mamãe parecer um garoto de república de faculdade. É o caso dos gases, que aparecem mesmo em mulheres que nunca sofreram desse problema antes de engravidar. A sensação de inchaço e a flatulência são um problema tão comum como os enjoos matinais, pelo que esse não é motivo de preocupação. No entanto, muitas mulheres se sentes incomodadas e procuram solucionar o problema, especialmente através dos hábitos alimentares. Se gostaria de saber como controlar os gases na gravidez com essas dicas simples do umComo, continue lendo.

Também lhe pode interessar: Como controlar a ansiedade na gravidez
Passos a seguir:
1

Controle a dieta

A principal mudança necessária para controlar os gases na gravidez passa pela sua dieta. Alguns alimentos são mais propícios a provocar inchaço e flatulências, enquanto outros diminuem o problema.

Evite bebidas gaseificadas, feijão, grão, cebola, repolho, frituras, molhos e doces açucarados, chicletes e balas duras. O ideal é fazer um diário alimentar para conseguir identificar os alimentos que provocam gases e excluí-los do cardápio.

Como controlar os gases na gravidez - Passo 1
2

Coma devagar e mastigue bem

A maneira como comemos determina a sensação de inchaço posterior. Coma de forma vagarosa, em pequenas porções de cada vez, mastigando bem a comida e evitando falar durante a refeição. Em vez de três refeições grandes, prefira comer seis refeições com porções menores.

3

Aposte nos alimentos certos

Alguns alimentos, ricos em fibras ou enzimas essenciais para promover a digestão e evitar a formação dos gases, são os mais indicados para esta fase. Confira essa lista:

  • Gengibre (chá ou raiz crua)
  • Mamão e abacaxi (cru, suco ou salada)
  • Vinagre de maçã (misturado com um pouco de água)
  • Dente de leão (infusão ou tempero)
  • Chá de canela
  • Alho (cru, moído com um pouco de pimenta negra e sementes de coentro)
  • Água de coco (à tarde)
  • Suco de limão (com água morna, pela manhã)
  • Erva doce (sementes em água)
4

Beba muita água

É importante manter o seu organismo hidratado durante a gravidez. Devemos beber, no mínimo, dois litros de água diariamente. No entanto, a maneira como bebe água ou outros líquidos pode promover a entrada de ar para o organismo e deixá-la com sensação de inchaço e gases.

Para evitar este problema, beba água diretamente de um copo e evite beber de canudinhos ou garrafas.

Prefira beber água e outros líquidos entre as refeições e não durante.

Dica: Saiba como manter nosso corpo hidratado, acessando esse artigo.

5

Caminhe

As caminhadas promovem bom funcionamento do intestino e evitam o sedentarismo. Procure um percurso perto de casa e repita o exercício diariamente para beneficiar das suas vantagens.

Dica: Dê uma olhada nessas dicas para saber como caminhar corretamente.

6

Evite roupas apertadas

As roupas apertadas na região da cintura e da barriga não contribuem para o seu conforto. Prefira roupas folgadas e confortáveis para que se possa mover com facilidade ao invés de piorar o desconforto.

7

Relaxe

O relaxamento é muito importante para controlar os gases na gravidez. Se sofre de estresse ou ansiedade, aposte numa modalidade de meditação como ioga ou tai-chi. Para informações adicionais, acesse essas dicas para saber como controlar a ansiedade na gravidez de forma eficaz.

Dica: Acesse também o artigo e descubra se fazer força para evacuar prejudica o bebê.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar os gases na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como controlar os gases na gravidez

Como controlar os gases na gravidez
1 de 5
Como controlar os gases na gravidez

Voltar ao topo da página