Como conviver com uma pessoa com transtorno bipolar

Como conviver com uma pessoa com transtorno bipolar
Imagem: lostiempos.com

O transtorno bipolar (TBP), é uma doença que é complicada para a pessoa que sofre dela. Mas, o que acontece quando é o nosso filho que sofre dela? Ou se convivemos com uma pessoa que sofre de transtorno bipolar? Entender o transtorno não é tarefa fácil, mas e conviver com este transtorno? Temos que os entender, ajudá-los e estar ao seu lado. Mas as pessoas que convivem com alguém que tem TBP também devem saber como conviver com uma pessoa com transtorno bipolar, e em umComo.com.br queremos orientá-lo para isso.

O que devo ter em conta?

É essencial perceber que cada pessoa é diferente e cada família também. Por isso, nem todos os conselhos podem valer da mesma forma para todos, mas partindo desta base, é importante que tenhamos em conta diferentes aspetos que comentaremos de seguida.

Isto supera-me, o que faço?

Se tem uma pessoa a seu lado que sofre de transtorno bipolar, de algum modo também o está a afetar a si, uma vez que vive estes sintomas diariamente. Suportar os estados de ânimo da pessoa com TBP pode quer dizer que pode haver a possibilidade da pessoa com TBP consumir drogas ou álcool e você terá de estar ao lado dela também nesses momentos críticos. Isto pode originar estresse, originando problemas também nas suas relações pessoais.

É muito importante que se cuide, e que tenha em conta as suas necessidades, procurando espaços de calma e tranquilidade. Se o nível de estresse baixar, também poderá ajudar a pessoa que convive consigo. Consiga paz para si também. Se considerar necessário recorra a grupos de apoio.

O que faço se a pessoa que sofre de TBP entra em crise?

  • Considere se pode prejudicar a si próprio ou aos restantes.
  • Procure ajuda rapidamente.
  • Não deixe sozinha a pessoa que está a sofrer da crise porque pode ser perigoso.
  • Chame o seu médico ou as emergências.

O que é mais importante para conviver bem?

  • Verifique se a pessoa toma a sua medicação. Em ocasiões as pessoas que sofrem de TBP e estão num episódio de mania pensam que não têm que tomar o seu medicamento. Obviamente, que isto é uma situação complicada.
  • Evite as discussões, porque podem desencadear uma luta forte. Tente evitar corrigir coisas insignificantes.
  • Fale com calma, e tente que sejam coisas positivas e com um bom tom de voz. Evite que a pessoa com TBP seja impulsiva porque pode ser perigoso. Evite as situações de risco e não o incentive a fazer coisas imprudentes.
  • Tente ser sempre positivo mesmo se a pessoa com TBP estiver em fase depressiva. Não a culpabilize nem a acuse de preguiçosa por exemplo, lembre-se que é quem mais sofre.
  • Controle o dinheiro de casa, uma vez que uma pessoa com TBP pode fazer um mau uso dos cartões ou do dinheiro. Dê-lhe apenas o dinheiro suficiente para os seus gastos.
  • Aceite o transtorno e desfrute dos bons momentos que a pessoa com TBP lhe oferece, nem tudo tem que ser mau.
  • Coloque diretrizes de comunicação adequados. Se em algum momento acreditar que é difícil gerir a situação, diga-o e peça ajuda à pessoa com TBP para que também seja um pilar na comunicação. Se vir que é complicado e que não vai por um bom caminho, pode pedir ajuda a familiares.
  • Acompanhe a pessoa com TBP à terapia e à consulta do médico se necessitar ou se vir que é necessário.
  • Pergunte-lhe o que precisa para que possa ajudar, dependendo se está num episódio maníaco ou depressivo, pode precisar de coisas diferentes.
  • Não se responsabilize pela sua vida, uma coisa é conviver e ajudar e outra, viver responsabilizando-se de toda a sua vida. Porque isto poderia acarretar problemas de saúde a longo prazo, tais como insegurança, depressão ou estresse.
  • Não o ajude a ser uma vítima nem facilite tudo. Acompanhe-o, ajude-o, mas é ele quem tem que aprender também a superar para poder lidar com a sua vida.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conviver com uma pessoa com transtorno bipolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.