Escolher alimentos saudáveis

Como cuidar da minha alimentação diariamente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 julho 2019
Como cuidar da minha alimentação diariamente

Levar uma alimentação equilibrada e nos alimentarmos de forma adequada são dois segredos importantes quando desejamos manter-nos saudáveis. Mas não se trata de fazer regimes severos ou dietas alimentares impossíveis de cumprir, mas de vigiar de forma eficiente o que comemos. Muitas pessoas se perguntam como cuidar da sua alimentação diariamente, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas importantes para ter em conta para que consiga fazê-lo de forma bem-sucedida.

Também lhe pode interessar: Como ter uma alimentação saudável
Passos a seguir:
1

Quando se trata de comer saudável é importante cuidar da nossa alimentação diariamente, tentando fazer um esforço para comer bem todos os dias. Se vemos isto como algo do dia a dia e não como uma meta absoluta, fica bem mais simples realizá-lo.

2

Há um ditado que diz: tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo. A sabedoria popular tem a sua razão de ser, pois chegada a noite nosso corpo se prepara para descansar, pelo que não convém ingerir alimentos pesados ou calóricos demais. O melhor a fazer é deixar essas grandes refeições para o almoço ou para os momentos especiais e tentar moderar nossa alimentação diária.

3

Coma vegetais e hortaliças diariamente. Nosso corpo precisa de vitaminas e nutrientes específicos para funcionar de forma correta, e deve recebê-los todos os dias.

Incluir uma porção de vegetais no almoço ou no jantar é muito simples e não requer de um grande trabalho. Os brócolis, as vagens, o espinafre, a batata, a cenoura, são alguns dos alimentos que compõem este grupo e que são muito fáceis de cozinhar. Além disso, contam com uma grande vantagem: fazem com que nos sintamos satisfeitos rapidamente, por isso são grandes aliados em nossa alimentação e saúde.

4

Uma boa forma de cuidar da nossa alimentação diariamente é controlando o consumo de frituras, açúcares processados e pastelaria. Este tipo de produto proporciona uma grande quantidade de gordura e açúcar ao nosso corpo que em médio ou longo prazo podem tornar-se prejudiciais para o nosso coração e para a nossa saúde em geral.

Prefira os alimentos cozidos na grelha, no forno ou no vapor em vez das frituras, escolha também alimentos mais saudáveis quando for comer algo doce, como o iogurte, as frutas ou o chocolate negro.

5

Cuidar da nossa alimentação significa também comer em quantidades adequadas e não pular nenhuma refeição. Tomar o café da manhã, almoçar e jantar, e, se possível, fazer dois lanches saudáveis, é importante para manter nossa saúde.

6

A qualidade dos alimentos que ingerimos é igualmente importante. Prefira carnes vermelhas magras em vez das carregadas de gordura, e consuma-as no máximo duas vezes por semana. Escolha proteínas mais saudáveis como as do peixe, que conta com uma enorme variedade, do frango ou do peru.

Opte por vegetais frescos em vez das versões congeladas, pois são bem mais saudáveis e baratos. Consuma também fruta fresca e reduza ao mínimo a ingestão de comida rápida (trash food).

7

Quer cuidar da sua alimentação dia a dia? Para consegui-lo é importante saber controlar-se. Comer bem não quer dizer comer pouco ou sem sabor, mas fazê-lo de forma equilibrada e adequada. Por exemplo, se estiver com vontade de um bom hambúrguer, em vez de ir a um restaurante de comida rápida, faça-o em casa. Ficará bem mais saudável e delicioso.

Utilize produtos com pouca gordura e açúcares, escolha as versões integrais dos cereais, opte sempre pelo natural e prefira a comida caseira à da rua.

8

Se for persistente e controlar o que come conseguirá ganhar em saúde e manter seu corpo em bom estado dia a dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da minha alimentação diariamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como cuidar da minha alimentação diariamente