Partilhar

Como cuidar da prostatite crônica

Por Sara Viega. Atualizado: 9 julho 2019
Como cuidar da prostatite crônica

A prostatite crônica, também chamada síndrome da dor pélvica crônica, é uma inflamação da glândula prostática. É uma doença benigna de desenvolvimento prolongado e tratamento complexo. Apresenta frequentemente dor e ardência ao urinar e ejacular, diminuição do jato urinário e micção frequente. Estima-se que pelo menos 35% dos homens maiores de 50 anos sofrem deste problema. Em umComo.com.br indicamos como cuidar da prostatite crônica.

Também lhe pode interessar: Infecção urinária dá febre?
Passos a seguir:
1

Existe um tratamento médico orientado para o alívio dos sintomas. Em primeiro lugar, os médicos costumam indicar a toma de antibióticos para descartar que as bactérias sejam a causa do aumento da próstata. Este tratamento geralmente prolonga-se durante 6 ou 8 semanas, ou inclusive mais tempo, mas se o paciente não responder bem existe outro tipo de medicamentos cujo fim é relaxar a musculatura da glândula prostática, como por exemplo:

  • Doxazosina
  • Tansulosina

Estes remédios costumam demorar pelo menos 6 semanas para fazer efeito, por isso é muito importante a constância ao tomá-los ainda que no começo não perceba a melhora.

Como alívio sintomático também costumam ser recomendados amaciadores de fezes para evitar as dores com a evacuação.

2

A ressecção transuretral da próstata é a alternativa cirúrgica, mas costuma ser desaconselhada para homens jovens, pois entre as complicações existe a possibilidade de impotência e incontinência.

3

Quanto aos hábitos alimentares, recomenda-se não ingerir substâncias que irritem a bexiga, como álcool, bebidas com cafeína, alimentos cítricos ou muito temperados. Da mesma forma, o aumento na ingestão de água ajuda a eliminar restos e bactérias se elas existirem.

4

É importante tentar esvaziar a bexiga cada vez que vai ao banheiro e ir sempre que tiver vontade, pois desse modo evitam-se os sintomas da urgência urinária. Se não for possível esvaziá-la totalmente, talvez precise de uma sonda na bexiga.

5

Para aliviar os sintomas existem terapias alternativas:

  • Banhos de água quente
  • Massagem prostática
  • Acupuntura
  • Exercícios de relaxamento

Estes tratamentos não têm uma eficácia demonstrada para a prostatite crônica.

6

Por último, se tiver sintomas de prostatite, recomendamos que vá ao médico, ele iniciará os exames diagnósticos necessários e o tratamento mais adequado para suas características.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da prostatite crônica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se este artigo for útil para você ou se tiver qualquer pergunta, não hesite em deixar sua opinião.

Escrever comentário sobre Como cuidar da prostatite crônica

4 comentários
A sua avaliação:
Andre
Esclarecedor.
Editor umComo.com.br
Oi Andre! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando o umCOMO :)
A sua avaliação:
marcia
o medico recomendou a meu marido o remedio corduron ou vesomui. Gostaria e saber se é eficaz,uma vez que ele urina muitas vzes e pouca quantidade?
A sua avaliação:
Reginaldo Gonçalves Nascimento
Quero parabenizar e agradecer o responsável por esse artigo, foi muito útil para mim, e tenho certeza que foi util pra outras pessoas também, belo trabalho, obrigado.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Reginaldo! Que bom saber que a informação foi útil para você ;) Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Jorge Luiz f jorge
Prostate Veronica Rodriguez antibiotics 4semanas fiquei bomb so question apps 30 Dias voltou Devo tomatoes novamente

Como cuidar da prostatite crônica
Como cuidar da prostatite crônica

Voltar ao topo da página