Como cuidar da prostatite crônica

Como cuidar da prostatite crônica

A prostatite crônica, também chamada síndrome da dor pélvica crônica, é uma inflamação da glândula prostática. É uma doença benigna de desenvolvimento prolongado e tratamento complexo. Apresenta frequentemente dor e ardência ao urinar e ejacular, diminuição do jato urinário e micção frequente. Estima-se que pelo menos 35% dos homens maiores de 50 anos sofrem deste problema. Em umComo.com.br indicamos como cuidar da prostatite crônica.

Passos a seguir:
1

Existe um tratamento médico orientado para o alívio dos sintomas. Em primeiro lugar, os médicos costumam indicar a toma de antibióticos para descartar que as bactérias sejam a causa do aumento da próstata. Este tratamento geralmente prolonga-se durante 6 ou 8 semanas, ou inclusive mais tempo, mas se o paciente não responder bem existe outro tipo de medicamentos cujo fim é relaxar a musculatura da glândula prostática, como por exemplo:

  • Doxazosina
  • Tansulosina

Estes remédios costumam demorar pelo menos 6 semanas para fazer efeito, por isso é muito importante a constância ao tomá-los ainda que no começo não perceba a melhora.

Como alívio sintomático também costumam ser recomendados amaciadores de fezes para evitar as dores com a evacuação.

2

A ressecção transuretral da próstata é a alternativa cirúrgica, mas costuma ser desaconselhada para homens jovens, pois entre as complicações existe a possibilidade de impotência e incontinência.

3

Quanto aos hábitos alimentares, recomenda-se não ingerir substâncias que irritem a bexiga, como álcool, bebidas com cafeína, alimentos cítricos ou muito temperados. Da mesma forma, o aumento na ingestão de água ajuda a eliminar restos e bactérias se elas existirem.

4

É importante tentar esvaziar a bexiga cada vez que vai ao banheiro e ir sempre que tiver vontade, pois desse modo evitam-se os sintomas da urgência urinária. Se não for possível esvaziá-la totalmente, talvez precise de uma sonda na bexiga.

5

Para aliviar os sintomas existem terapias alternativas:

  • Banhos de água quente
  • Massagem prostática
  • Acupuntura
  • Exercícios de relaxamento

Estes tratamentos não têm uma eficácia demonstrada para a prostatite crônica.

6

Por último, se tiver sintomas de prostatite, recomendamos que vá ao médico, ele iniciará os exames diagnósticos necessários e o tratamento mais adequado para suas características.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da prostatite crônica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se este artigo for útil para você ou se tiver qualquer pergunta, não hesite em deixar sua opinião.