Facetas para os dentes

Como cuidar das facetas de resina

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 fevereiro 2020
Como cuidar das facetas de resina
Imagem: protesisdentales.org

As pessoas que usam facetas dentais de resina devem realizar algumas ações para a correta manutenção destas lâminas dentais. Apesar de não precisar de cuidados altamente complicados, é verdade que deve ser feita uma higiene adequada e seguir determinadas recomendações. Por isso, em umComo explicamos com detalhe como cuidar das facetas de resina.

Também lhe pode interessar: Para que servem as facetas dentárias
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que existem diferentes de facetas dentais em função do seu material de elaboração:

  • Facetas de porcelana: não precisam de uma manutenção específica, já que se conservam em ótimas condições apesar do tempo e é por isso que são mais caras.
  • Facetas de resina: feitas com o material usado para fazer obturações nos dentes. À medida que passam os anos, podem perder o brilho, escurecer ou deteriorar. São mais baratas do que as de porcelana.
2

Em primeiro lugar, a higiene bucal diária possui um papel muito importante para cuidar de todos os tipos de facetas dentais e é fundamental escovar os dentes corretamente após as refeições. Recomendamos a você este outro artigo sobre como conseguir uma higiene bucal eficaz.

3

O uso do fio dental também é muito recomendável para quem usa estas finas lâminas em seus dentes. Desta forma, conseguirá uma limpeza interdental maior que ajudará no cuidado das facetas dentais.

4

É possível que entre os 2 e os 5 anos posteriores à colocação das facetas de resina apareçam algumas manchas sobre elas. Elas são devidas principalmente a agentes externos como o cigarro, o café, o chá... que também mancham os dentes.

5

É por isso que as facetas dentais de resina devem receber uma manutenção anual de um odontologista, para conservar sua aparência, brilho e cor. O médico especialista é quem deve fazer o tratamento necessário para manter as facetas em ótimas condições; pode ser necessário seu branqueamento com produtos, polir ou realizar uma raspagem, em função de como tenham sido cuidadas.

6

Obviamente, é fundamental evitar certas ações com os dentes como cortar linhas, fitas e outros elementos, abrir garrafas, morder cascas de frutos secos... já que as facetas dentais - assim como o resto de peças dentais - podem se deteriorar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das facetas de resina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: protesisdentales.org
Como cuidar das facetas de resina