Partilhar

Como cuidar das minhas gengivas

Como cuidar das minhas gengivas
Imagem: canstar.com.au

Para muitas pessoas a saúde da sua boca reside unicamente na atenção que dispensam aos seus dentes, no entanto as gengivas são igualmente importantes, porque se não lhes dermos a devida atenção podem desenvolver doenças graves como a inflamação e sangramento na região conhecido como gengivite ou a periodontite que pode inclusivamente levar à perda dos dentes. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que descubra como cuidar das suas gengivas no dia a dia.

Também lhe pode interessar: Por que as gengivas sangram
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para cuidar das suas gengivas é escovar os dentes depois de cada refeição ou pelo menos duas vezes por dia de forma adequada. Parece muito óbvio mas não é, por isso deve aprender a escovar corretamente os dentes.

2

Não escove com demasiada força, pois isso está longe de ajudar a eliminar os restos de comida e placa bacteriana, e pode ferir as suas gengivas, é melhor que o faça um pouco mais suave mas que lhe dedique mais tempo para fazer o trabalho bem feito.

3

Compre um creme dental (pasta de dentes) cuja fórmula ajude a combater a placa bacteriana que é a responsável pelas doenças nas nossas gengivas.

4

O uso de fio dental é fundamental para cuidar dos seus dentes e gengivas, pois ajuda a combater a acumulação de tártaro e a manter a limpeza profissional por mais tempo. Também é recomendável usar um elixir bucal anti-bacteriano, ambos os produtos podem ser utilizados uma vez por dia.

5

A maçã é um dos melhores alimentos para manter as suas gengivas saudáveis, uma vez que ajuda a limpar os dentes e a eliminar a placa bacteriana, como é óbvio não substitui escovar os dentes mas é sem dúvida uma boa aliada.

6

As frutas que requerem uma forte mastigação, como por exemplo as laranjas, as peras, os alperces, etc, favorecem as nossas gengivas porque estimulam a circulação sanguínea nessa zona.

7

Nada disto é eficaz se nunca vai ao seu dentista ou higienista dentário. Deve fazer uma limpeza profissional pelo menos duas vezes ao ano se quer manter os seus dentes e gengivas perfeitos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das minhas gengivas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

1 comentário
irani
minha gengiva anda muito inflamada mas escovo e uso fio dental regularmente

Como cuidar das minhas gengivas
Imagem: canstar.com.au
Como cuidar das minhas gengivas

Voltar ao topo da página