Partilhar

Como cuidar de pés delicados

Por Sara Viega. Atualizado: 13 maio 2019
Como cuidar de pés delicados
Imagem: viajandonomundo.com.br

Além de nos levar aonde desejamos ir, nossos pés suportam o peso de nosso corpo, aguentando o desgaste de todas as atividades diárias que realizamos e sofrendo as consequências de nossos maus hábitos na hora de caminhar ou escolher os sapatos. Isto faz com que a maior parte das pessoas, muitas vezes sem saber, apresente problemas nos pés, que podem influenciar na qualidade de vida, por isso é importante saber como cuidar de pés delicados para mantê-los sempre saudáveis. Em umComo.com.br damos-lhe as dicas para consegui-lo.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos pés cansados
Passos a seguir:
1

No caso de todas aquelas pessoas que sofrem de calos, durezas, joanetes, metatarsalgia, esporões, dores no calcanhar, fungos, pé chato, pé cavo e qualquer outra condição dos pés, considera-se que seus pés são delicados, pelo que requerem de atenções e cuidados especiais para evitar incômodos maiores.

Do mesmo modo, as pessoas que ao caminhar sentem fadiga em seus pés de forma frequente, também devem estar atentos ao seu cuidado.

2

Dependendo do tipo de problema que tenhamos, precisaremos de cuidados mais específicos, por isso se você tem pés delicados é sempre recomendável procurar seu podólogo para uma revisão geral pelo menos uma vez ao ano, desta forma receberemos as recomendações apropriadas para melhorar a saúde de nossos pés.

3

Já que usamos sapatos a maior parte do dia, sua escolha é fundamental na hora de cuidar dos nossos pés. É muito importante escolher um calçado para pés delicados, que conte com uma sola flexível, um modelo anatômico que permita que nossos pés estejam cômodos, um bom suporte para andar sem gerar dores no calcanhar, uma largura adequada para evitar atrito, e um bom material para permitir a ventilação e o conforto dos nossos pés.

4

Os cuidados e a higiene diária são imprescindíveis no caso dos pés delicados, especialmente se se sofre de micose, sudorese excessiva e mau cheiro, desta forma conseguiremos melhorar e aliviar a condição. Lavar com um sabão bactericida e secar muito bem os pés, e usar desodorante para a zona é uma excelente forma de cuidar dos pés delicados para evitar maiores complicações.

5

Ainda que possa parecer que estes problemas só afetam nossos pés, na verdade muitos deles repercutem de forma importante em nossa qualidade de vida, influenciando, por exemplo, no estado das nossas articulações ou nas atividades que podemos realizar, por isso torna-se importante dar-lhes o cuidado adequado.

Leia também: Como tirar a pele seca dos pés

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de pés delicados, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como cuidar de pés delicados

Como cuidar de pés delicados
Imagem: viajandonomundo.com.br
Como cuidar de pés delicados

Voltar ao topo da página