Como cuidar de uma ferida aberta

Como cuidar de uma ferida aberta
Imagem: seg-social.es

Para aprender a cuidar de uma ferida aberta é importante saber que os curativos que se aplicam serão diferentes segundo a cor, a afetação da camada da pele, o aparecimento de exsudato, o tamanho da ferida, a temperatura, entre outros sinais importantes durante a avaliação. Da mesma forma, na maioria dos casos é necessário que seja uma enfermeira ou um especialista quem realize os curativos. É por isso que em umComo.com.br explicamos como cuidar de uma ferida aberta segundo o estado na qual se encontre.

Lesões de grau I

É uma etapa na que realmente não existe ferida aberta, mas é importante saber que depois do aparecimento de um eritema cutâneo, inflamação superficial da pele, caracterizada por manchas vermelhas que não esbranquece com a pele intacta pode desencadear à abertura da pele, uma ferida de estado II.

Por isso, se aconselha a limpeza da pele com soro fisiológico e a aplicação de um curativo transparente e extrafino que permita acompanhar a evolução da zona. Pode ser deixado até 3 dias se não se observam mudanças na pele. Podem ser usados, também, ácidos gordurosos hiperoxigenados em forma de óleo sobre as proeminências ósseas que são susceptíveis de ter eritema.

Lesões de grau II

É a perda parcial da espessura da pele à epiderme e/ou à derme. Os cuidados a seguir neste estado da ferida aberta são: lavar com soro fisiológico, secar uma gaze esterilizada e eliminar os esfácelos se houver, isto é, a parte morta da pele.

Uma vez que a úlcera esteja limpa, aplique os curativos hidrocoloides em camada que favorecem a limpeza rápida da ferida e retiram o excesso de exsudato. Podem-se aplicar cremes do tipo Silvederma que favorecem o crescimento da pele. É possível que a ferida requeira um desbridamento enzimático, isto é, dividir com um instrumento cortante tecidos fibrosos que, produzindo estrangulação, podem originar a gangrena.

Lesões de grau III

É a perda total da espessura da pele que implica lesão ou necrose do tecido subcutâneo. Se considera uma úlcera sem esfácelos (limpa) e cuida-se da seguinte forma: lave a úlcera com soro fisiológico, seque com uma gaze esterilizada, aplique uma pomada que estimule a granulação e epitelização da úlcera.

Após estes passos, deve tampar a úlcera com um curativo hidrocoloide ou um hidrogel. É possível que a úlcera contenha esfácelos e esteja em um grau III, você terá que seguir as curas determinadas na seção seguinte.

Lesão grau IV

É a perda total da espessura da pele com destruição extensa, necrose do tecido ou lesão do músculo, osso ou estruturas de apoio. Trata-se de uma úlcera com esfácelos ou tecido necrótico que primeiramente deve ser limpa com soro fisiológico, depois deve desbridar mecanicamente a ferida para eliminar o tecido desvitalizado.

Depois do desbridamento ainda pode haver restos de tecido necrótico ou esfacelado, sendo necessário aplicar um gel com atividade desbridante (por exemplo Iruxol mono) para que continue eliminando o tecido desvitalizado. Se depois da desbridação mecânica o leito fica limpo, deve atuar como uma úlcera em grau III. Deve sempre tampar com um curativo acomodado ao exsudato e tamanho da úlcera.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma ferida aberta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.