Como cuidar do fígado

Como cuidar do fígado
Imagem: calidaddevida.com.mx

O fígado cumpre uma função muito importante em nosso corpo: é o encarregado de eliminar as toxinas de nosso organismo, além de participar na síntese de proteínas e colesterol. Doenças como o fígado gordo ou a cirrose podem colocar em perigo a nossa saúde, por isso em umComo.com.br te damos alguns conselhos úteis para você descobrir como cuidar do fígado e mantê-lo em perfeito estado.

Passos a seguir:
1

Como o fígado é o encarregado de tirar do nosso sistema as toxinas que ingerimos através da nossa alimentação, ter uma dieta pobre em nutrientes, alta em gorduras e calorias e consumir álcool em excesso pode fazer com que este órgão se deteriore de forma significativa, tornando-nos propensos a sofrer de doenças como o fígado gordo ou a cirrose.

Por isso, se você quer cuidar do fígado é muito importante ter uma alimentação equilibrada com baixo teor de gordura. As frituras, os embutidos, a comida de "plástico", bolos industriais e os alimentos ricos em açúcar processado devem ser consumidos de forma esporádica e com muita moderação se quiser cuidar do seu fígado e da sua saúde.

Imagem: vitonica.com
2

Para cuidar do seu fígado inclua em sua alimentação:

  • Frutas e vegetais frescos diariamente. Evite as apresentações congeladas e opte por vegetais frescos e frutas da temporada.
  • Alimentos ricos em antioxidantes como o morango, a maçã, as frutas secas, o tomate, a alcachofra ou o chá verde natural, que ajudam a depurar o corpo e prevenir a formação de radicais livres.
Imagem: enenutricio.wordpress.com
3

Beber muita água é também muito importante para cuidar do nosso fígado, pois este líquido permite limpar e depurar nosso corpo eliminando as toxinas através da urina.

Para cuidar do seu fígado tire da sua alimentação os refrigerantes e as bebidas demasiado açucaradas, como os sucos empacotados. Opte por alternativas mais saudáveis como o chá natural e os sucos frescos.

4

Beber álcool demais é um dos hábitos mais nocivos para o nosso fígado, levando a diversas doenças. Por isso é recomendável moderar no consumo de bebidas alcoólicas para manter a saúde deste órgão.

Imagem: elcomercio.com
5

Os medicamentos que consumimos também podem afetar o nosso fígado, por isso é muito importante ingerir medicação com moderação e fazê-lo, na medida do possível, apenas quando um médico o indicar.

Se você estiver manifestando alguma patologia de forma habitual, como muitas dores de cabeça, incômodos nos músculos ou qualquer outra condição que o faça consumir analgésicos com frequência, o melhor é procurar um médico para encontrar a origem do problema e receber o tratamento mais adequado.

Imagem: diarioinformacion.com
6

Se você for propenso a sofrer de fígado gordo e incômodos neste órgão, em umComo te convidamos a consultar nosso artigo sobre como curar o fígado gordo com remédios caseiros.

Siga estas recomendações e mantenha este órgão sempre saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.