Partilhar

Como cuidar do meu coração

Como cuidar do meu coração

O coração é o órgão principal do sistema circulatório. É um órgão musculoso e cônico situado na cavidade torácica. Funciona como uma bomba, conduzindo o sangue para todo o corpo. O seu tamanho é um pouco maior que o punho do seu portador. Mas para que o coração não tenha problemas deve fazer algumas coisas, de seguida mostramos-lhe como cuidar do seu coração.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dilatação do coração
Passos a seguir:
1

O excesso de sal está relacionado com a hipertensão e deve ter precaução. O sal não se encontra apenas no saleiro, mas também nos alimentos como os enchidos, os pratos pré-cozidos, os snacks e os molhos. De fato, com o sal que os alimentos levam de forma natural, já teríamos consumido o suficiente.

2

O excesso de gorduras saturadas e de gorduras trans e de colesterol aumenta o risco cardiovascular. Procure não comer demasiado queijo e carnes gordas, bolos, bolachas e os óleos de palma e de coco (duas gorduras vegetais prejudiciais para a saúde).

3

Graças ao grande consumo de azeite de oliva nos países mediterrâneos existem menos doenças cardiovasculares nesta zona do que noutras zonas do mundo. Por isso, o melhor é continuar a consumir azeite de oliva para um bom funcionamento do coração.

4

As pessoas com obesidade e excesso de peso têm mais probabilidades de sofrer de uma doença cardiovascular, por isso é importante ter um peso saudável. Isso significa que o nosso índice de massa corporal (IMC) deve estar entre os 20 e os 25. Para calcular o IMC, divida o peso pela altura em metros quadrados. Valores entre 19 e 35 são normais. Entre 25 e 30 convém perder peso e acima de 30 é obesidade.

5

Os vegetais têm fibra, antioxidantes e outros nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Por isso, deve seguir as indicações da Organização Mundial da Saúde e tomar duas porções de fruta e duas de verdura por dia. Reduzindo-se assim o risco de enfarte.

6

Moderar o consumo de álcool. É verdade que um copo de vinho faz muito bem à saúde, e mais concretamente ao sistema cardiovascular, mas todos benefícios que o álcool trás em pequenas doses tornam-se em problemas quando são excessivas. Se queremos cuidar melhor do coração, não devemos consumir álcool em excesso.

7

Fazer exercício moderado e regularmente é uma das vacinas contra as doenças cardiovasculares, baixa o colesterol, melhora a composição corporal e combate a hipertensão. É uma das melhores formas de cuidar do coração. Convém caminhar meia hora por dia, no mínimo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do meu coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Faça exames periódicos do seu coração para prevenir problemas cardiovasculares.

Escrever comentário sobre Como cuidar do meu coração

1 comentário
A sua avaliação:
atanael
como posso saber que eu estou bem como devo começa um exercicio fisico
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Atanael! Se você sofre de problemas de saúde, antes de iniciar uma atividade física deve consultar o seu médico para saber se é indicada para o seu caso. Obrigada pelo comentário!

Como cuidar do meu coração
Como cuidar do meu coração

Voltar ao topo da página