Partilhar

Como cuidar dos meus dentes

Como cuidar dos meus dentes
Imagem: ellahoy.es

A saúde dental é um aspecto que influencia de forma importante nosso bem-estar geral. Ainda que alguns possam achar que é só uma questão estética, ter dentes e boca saudáveis traz muitos benefícios à nossa saúde. Mas você sabe como cuidar de seus dentes? Se acha que escovar é a única coisa a fazer para manter seus dentes saudáveis, em umComo.com.br explicamos todos os aspectos que você deve considerar em sua higiene dental.

Também lhe pode interessar: Como limpar o tártaro dos dentes
Passos a seguir:
1

Desde pequenos nos ensinam que escovar é a melhor forma de cuidar de nossos dentes. Certamente escovar seus dentes de forma adequada é fundamental para mantê-los saudáveis e evitar a formação de tártaro ou de cáries.

Você deve escovar seus dentes após cada refeição, tentando não esperar muito entre acabar a refeição e a limpeza dos mesmos, desta forma evitará a formação de bactérias que causam o mau hálito. Além disso, previne que alguns alimentos como o café ou o chá possam manchar seus dentes.

2

Mas cuidar de seus dentes não se restringe apenas a escová-los. O uso do fio dental é fundamental, pois muitas vezes pequenas porções de comida ficam presas entre nossos dentes, aumentando as chances de ter cáries. A escova de dentes nem sempre é capaz de limpar de maneira eficiente entre nossos dentes ou embaixo das gengivas, um trabalho que só o fio dental pode fazer. Usá-lo reduz também a possibilidade de ter mau hálito ao melhorar a higiene dental.

Como cuidar dos meus dentes - Passo 2
Imagem: colgateprofissional.com.br
3

É importante saber escolher muito bem o tipo de produto que usamos para cuidar de nossos dentes. Atualmente no mercado podem ser encontrados muitos tipos de pastas dentais e enxágues bucais, no entanto os enriquecidos com flúor são os melhores para cuidar de seus dentes, já que este mineral previne efetivamente a formação de cáries protegendo nossos dentes.

4

O que você come e bebe tem seus efeitos sobre seus dentes. O vinho, especialmente o tinto, bebidas como o café, o chá, os refrigerantes, os alimentos com corantes e o fumo mancham progressivamente nossos dentes tornando-os amarelados com o tempo. É importante que ao consumir este tipo de alimento você escove em seguida seus dentes, assim reduz as possibilidades de que seus ingredientes afetem seu esmalte dental.

5

Cuide da sua alimentação e consuma frutas e vegetais abundantes, que graças às suas vitaminas e nutrientes ajudarão você a manter seus dentes saudáveis. Não abuse dos doces, produtos de pastelaria e açúcar e se o fizer lembre-se de escovar em seguida seus dentes, pois o açúcar é um dos principais causadores das cáries.

6

Se quiser cuidar de seus dentes não os exponha a lesões desnecessárias. Ainda que nossos dentes sejam duros também podem ser partidos ou lesionados, especialmente se os usamos para abrir objetos ou morder coisas extremamente duras (arames, cascas de nozes, etc.).

7

Mesmo seguindo todas estas indicações, há um aspecto fundamental para cuidar de seus dentes que você não pode esquecer: visitar seu dentista de forma periódica. Pelo menos uma vez por ano devemos receber uma limpeza profunda e profissional para eliminar a placa que se acumulou e que não sai com a escovação nem com o uso do fio dental.

Além disso, é importante submeter-se a uma revisão para descartar a presença de cáries, gengivite e outras lesões bucais que nos possam afetar.

Seguindo estes conselhos você estará cuidando de seus dentes para mostrar um sorriso bonito e saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos meus dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como cuidar dos meus dentes

Como cuidar dos meus dentes
Imagem: ellahoy.es
Imagem: colgateprofissional.com.br
1 de 2
Como cuidar dos meus dentes

Voltar ao topo da página