Partilhar

Como cuidar dos olhos cansados

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar dos olhos cansados
Imagem: ellahoy.es

O dia todo trabalhando com o computador, lendo coisas aqui e ali, na frente da tela do celular, do tablet, da TV...ufa! É normal que no final do dia sintamos que nossos olhos não aguentam mais - é que às vezes o cansaço é enorme, mas é importante cuidar de nossa saúde ocular para garantir o bem-estar de nossa visão. Por isso em umComo.com.br damos a você alguns conselhos para que descubra como cuidar dos olhos cansados.

Também lhe pode interessar: Como evitar os olhos cansados
Passos a seguir:
1

Antes de tudo é muito importante ter em conta que se você frequentemente sente os olhos muito cansados, tem dores de cabeça com frequência, apresenta dificuldade para distinguir objetos ou letras de perto ou de longe ou se tem dificuldade para ver com nitidez, é possível que precise corrigir sua visão.

Os olhos cansados costumam ser um sintoma de que estamos forçando em excesso nossa vista, o que pode originar problemas oftalmológicos. Em umComo convidamos você a consultar nosso artigo como saber se preciso de óculos, para que descubra se está na hora de visitar o oculista.

2

Se você trabalha com o computador diariamente, é importantíssimo prestar atenção em alguns detalhes para diminuir o cansaço nos olhos. Por isso, recomendamos a você que:

  • Escolha um brilho de tela adequado. Se sua tela tem pouca iluminação, isso obrigará você a forçar seu olhar, mas se for muito intensa, também afetará seus olhos ocasionando incômodo, por isso se recomenda regulá-la. Este mesmo conselho se aplica aos aparelhos como o celular ou o tablet.
  • Posicione a tela de frente para você e a 45 graus em relação a seus olhos; deste modo cuidará de sua postura, mas também de sua vista, que não terá que se esforçar a mais enquanto trabalha.
  • Utilize de preferência um filtro para a tela do computador, isto ajudará a controlar os brilhos e a favorecer o descanso da vista.
  • Faça pequenas pausas a cada hora para descansar a vista.
Como cuidar dos olhos cansados - Passo 2
3

Mas trabalhar no computador não é a única coia que pode nos fazer sofrer de olhos cansados; outros hábitos também nos afetam. Se você gosta de ler, é recomendável que o faça sempre em espaços iluminados adequadamente, de preferência por luz natural. Se optar por ler em lugares iluminados com luz artificial, evite então a fluorescente, que costuma causar mais cansaço ocular.

Além disso, se recomenda optar por edições com um tamanho de letra média, evitando aquelas muito pequenas.

Como cuidar dos olhos cansados - Passo 3
4

Evite ver televisão ou utilizar seu computador e aparelhos celulares com a luz apagada. Este hábito favorece os olhos cansados fazendo com que nos sintamos ainda mais esgotados ao realizar este tipo de atividade; por isso se recomenda fazê-las sempre com a luz acesa.

Como cuidar dos olhos cansados - Passo 4
5

Além disso, é importante revisar sua alimentação, pois se em sua dieta falta a vitamina A, sua saúde ocular poderia se ver afetada, sendo mais provável que sofra de olhos cansados. Acrescente às suas refeições alimentos ricos em vitamina A e não se esqueça também de outros nutrientes essenciais como a vitamina B e C.

Como cuidar dos olhos cansados - Passo 5
6

Além disso, os oftalmologistas recomendam piscar com frequência para reduzir os incômodos causados pelos olhos cansados. Pode fazê-lo muito lentamente para lubrificar de forma adequada o olho; o ideal é fazer o exercício de piscar lentamente pelo menos 10 vezes ao dia.

Como cuidar dos olhos cansados - Passo 6
7

Também as compressas frias de camomila são excelentes para diminuir os incômodos e inflamação causada pelos olhos cansados. Pode aplicar em seus olhos durante 10 minutos cada noite e verá como sentirá o seu olhar bem mais descansado e aliviado.

Como cuidar dos olhos cansados - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos olhos cansados, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como cuidar dos olhos cansados

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Luiz Roberto Morato
Boa tarde.. Gostaria de saber porque a pois fazer cirurgia de cataratas nos olhos, logo após a cirurgia comecei enxergar as pessoas ou palavras duplas a mesma palavra parece uma em cima da outra como uma sombra .....mas não toda horas às vezes eu vejo tudo nítida...para ler eu enxergo bem as letras..Mesmo com os óculos novos não fazem diferença não muda nada ..Não sei se deu para entender o que eu quis dizer......Obrigado..

Como cuidar dos olhos cansados
Imagem: ellahoy.es
1 de 7
Como cuidar dos olhos cansados

Voltar ao topo da página