Partilhar

Como cuidar dos seios durante a gravidez

Por Sara Viega. Atualizado: 5 dezembro 2019

Durante a gestação, nosso corpo sofre várias mudanças causadas pelos hormônios, entre elas o aumento do tamanho dos seios para prepará-la para os meses de amamentação que se seguirão. Para muitas mulheres, isso representa uma preocupação, uma vez que se não cuidarmos dos mesmos com a atenção adequada, aparecerão estrias que deixarão suas marcas para sempre. Por esse motivo, em umComo.com.br, fornecemos conselhos para que você saiba como cuidar dos seios durante a gravidez e mantê-los saudáveis e sem marcas.

Também lhe pode interessar: Como se cuidar durante a gravidez
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, observe que se sua pele é muito seca ou nunca foi hidratada de forma adequada, é bom que comece a fazê-lo assim que souber da gravidez, pois tal ação possibilitará a hidratação de sua derme antes do início das primeiras alterações.

2

Entre a sexta e a oitava semana, os seios começam a sofrer as primeiras alterações, aumentando lentamente de tamanho e tornando-se mais sensíveis, sendo normal também sentir dor. A partir deste ponto, devemos iniciar os cuidados constantes para evitar a formação de estrias.

3

Durante a gravidez, é fundamental usar sutiãs especiais para grávidas, não só por uma questão de conforto como também de sustentação, o que evitará que os mesmos caiam devido ao peso e à gravidade.

4

Sem utilizar um peso excessivo, é conveniente fazer exercícios de tonificação para o peito. Use dois pesos de dois ou três quilos, estique totalmente os braços para a frente e baixe-os pelos lados. Repita este exercício em séries de 10 ou 15, pelo menos 5 vezes por dia.

Como cuidar dos seios durante a gravidez - Passo 4
Imagem: Marie-claire.es
5

Outro bom exercício para os seios, também com pesos leves, é esticar os braços, abrindo-os e fechando-os. Faça cinco séries de 10 ou 15 repetições.

Imagem: Marie-claire.es
6

Aplique duas vezes ao dia um creme hidratante, nutritivo e especial para combater estrias. Quando o fizer, faça massagens circulares na área com movimentos suaves. Isso a ajudará a aliviar a dor e a prevenir a formação de estrias.

7

Ao terminar o banho, molhe durante alguns segundos os seus seios com água fria e faça massagens circulares. Dessa forma, você aliviará a dor e manterá a pele dos seios tonificada.

8

Dois meses antes de dar à luz, você pode aplicar um creme hidratante rico em vitamina A na área dos mamilos, preparando-os para a amamentação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos seios durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como cuidar dos seios durante a gravidez

Imagem: Marie-claire.es
Imagem: Marie-claire.es
1 de 3

Voltar ao topo da página