Como curar a anemia com remédios caseiros

Como curar a anemia com remédios caseiros

A anemia aparece no nosso organismo quando a hemoglobina diminui, uma proteína que se encarrega de transmitir oxigênio no nosso organismo. Esta alteração pode tratar-se de forma natural aumentando o consumo de nutrientes essenciais para o nosso corpo, como o ferro e a vitamina C, algo que pode ser encontrado em diversas frutas, verduras e outros alimentos. Neste artigo do umComo mostramos-lhe como curar a anemia com remédios caseiros fazendo, também, referência aos sintomas e causas que podem produzir a anemia.

Passos a seguir:
1

Comecemos por falar dos sintomas da anemia, algo que lhe servirá de ajuda para poder detectar se está sofrendo desta condição ou não. A hemoglobina é a proteína que se encontra nos nossos glóbulos vermelhos e cuja função consiste em transmitir oxigênio através das células e dos órgãos. Quando sofremos de anemia o que temos é uma descida da hemoglobina e, portanto, um dos sintomas mais característicos é sentir cansaço e sensação de fadiga.

Também, devido a esta alteração proteica, costumamos ficar mais pálidos, uma vez que o sangue não circula com normalidade. Do mesmo modo, as células não se oxigenam o suficiente e, assim sendo, também costumam aparecer as dores de cabeça e tonturas.

2

Mas, porque temos anemia? Existem diferentes fatores que podem fazer com que uma pessoa sofra de anemia e, um dos mais frequentes, é que tenha tido uma perda de sangue, algo que pode acontecer devido uma operação ou também pode acontecer quando as mulheres tem a menstruação, quando se sofre algum tipo de traumatismo, etc. Por este motivo, é importante acudir a um médico se tivermos algum dos sintomas de anemia, uma vez que ele poderá detectar qual é a origem deste problema.

Existem outras causas que podem fazer com que uma pessoa sofra desta condição, por exemplo, se o revestimento do estômago ou do intestino apresentar alguma alteração e isso afetar diretamente a absorção dos nutrientes que provêm dos alimentos. Se não ingerirmos as vitaminas e minerais necessários para um bom funcionamento do organismo, é possível que tenhamos anemia, exatamente por esse motivo, devemos ter uma dieta equilibrada e rica em ferro para podermos desfrutar de uma vida saudável e controlar a anemia.

3

Assim sendo, para poder combater a anemia é necessário que tenhamos bons níveis de ferro no organismo, incluindo alimentos na nossa dieta que nos ajudem a restaurar o nosso estado de saúde. Nesse sentido, um dos melhores remédios para a anemia é preparar um suco de verduras e frutas que nos forneça os nutrientes que precisamos e, desse modo, podermos combater esta doença.

O suco que lhe propomos em seguida é indicado para aumentar a ingestão de ferro e conseguir que o organismo possa absorver este mineral completamente, por isso, acrescentamos a vitamina C, uma vez que, entre as suas muitas propriedades, ajuda-nos a absorver o ferro. A receita que lhe indicamos é a seguinte:

  • 1 beterraba
  • 1 cenoura
  • 6 laranjas

Para fazer este suco, a primeira coisa a fazer é lavar, descascar e cortar a beterraba e a cenoura, em seguida triture no liquidificador. Depois terá que espremer o suco das laranjas e misturar tudo. Beba em seguida ou deixe esfriar na geladeira, sentirá melhorar rapidamente!

No umComo temos mais receitas de sucos para a anemia.

4

Para poder tratar a anemia naturalmente é essencial que preste atenção à sua dieta e que opte por um cardápio variado, equilibrado e repleto de alimentos que sejam ricos em nutrientes e, sobretudo, em ferro. No umComo mostramos-lhe os alimentos ricos em ferro para que saiba do que estamos falando. Em seguida mostramos uma lista com os melhores alimentos para combater a anemia:

  • As proteínas que têm que fazer parte do seu cardápio devem ser sempre produtos ricos em ferro e baixos em gorduras saturadas, como por exemplo, a carne magra, os peixes azuis, os frutos do mar, etc.
  • Vegetais como as lentilhas, as vagens ou as ervilhas estão repletos de ferro e, portanto, são adequados para poder evitar ou curar a anemia. Mas também se destacam os alimentos de folhas verdes como o espinafre, o brócoli ou a alface.
  • Os carboidratos recomendados para aliviar a anemia são os integrais, uma vez que são ricos em fibra e ferro, além de conferirem grandes doses de energia que será ideal para aliviar a fadiga, algo tão característico desta condição.
  • Os alimentos ricos em vitamina C também são ideais para a anemia porque, como já dissemos anteriormente, este nutriente permite que se faça uma melhor absorção do ferro. Laranjas, tangerinas, limões ou vegetais verdes são muito recomendados.
5

A urtiga é uma planta perfeita para tratar a anemia, uma vez que fornece uma grande quantidade de ferro ao nosso organismo. Este mineral encontra-se, principalmente, nas suas folhas. Por esse motivo, aconselha-se que prepare uma infusão com esta planta para aproveitar ao máximo todas as suas propriedades.

É considerada uma das melhores soluções para a anemia porque é capaz de estimular a produção de glóbulos vermelhos no sangue graças ao seu conteúdo tanto em ferro como em vitamina C. Se não é amante de infusões, pode acrescentar esta planta às suas receitas uma vez que se integra perfeitamente com as sopas, os risotos, etc.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a anemia com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.